Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
01 ABR 2016
Médico orienta sobre cuidados que evitam transmissão do vírus H1N1

Diante do crescente número de casos de pessoas contaminadas pelo vírus H1N1 em todo o país, o médico do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis, Samir Subhi Salous, considera importante enfatizar os cuidados básicos, principalmente de higiene, que todas as pessoas devem ter. Ele destaca que, principalmente num período de risco de contaminação elevado, esses cuidados servem para diminuir as chances de adquirir um o vírus, presente em ambientes de grande circulação e aglomeração de pessoas.
“Um dos cuidados mais básicos, não só para evitar o contágio da gripe, mas de uma infinidade de doenças, é a lavagem periódica das mãos. Mas é preciso lavar bem, com água corrente e sabão, fazer espuma, e esfregar entre os dedos, próximo às unhas. Isso é fundamental. Um aliado na higienização é o uso de álcool gel”, explica.
“Também é imprescindível que as pessoas limpem o nariz com lenço de papel descartável, e joguem no lixo. Assim como é necessário usar o lenço de papel para tapar a boca ao tossir ou espirrar. Nunca fazer isso diretamente na direção de outra pessoa. Quando não estiver de posse de um lenço de papel descartável, pelo menos tapar a boca com o antebraço, evitando direcionar gotículas na direção de outros ao redor”, orientou o médico.
Ele ainda lembrou que manter a casa e outros ambientes ventilados é importante. “As pessoas devem procurar manter a casa, ou seus ambientes de trabalho, escolas, academias, entre outros locais de permanência, sempre com janelas abertas, permitindo ventilação e entrada e sol, de preferência. Circulação de ar é importante, principalmente se houver muitas pessoas juntas”, alertou.

Confira outras medidas que evitam a transmissão:

• Frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento.

• Uso de álcool gel para higienização das mãos.

• Utilizar lenço descartável para higiene nasal.

• Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.

• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.

• Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.

• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

• Manter os ambientes bem ventilados.

• Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza.

• Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

*(Com informações de http://www.cve.saude.sp.gov.br)