Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
24 MAI 2016
Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada

Público alvo deve se vacinar até o dia 31 de maio nas Macros I, II e III

Seguindo a determinação da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a Campanha de Vacinação contra Influenza foi prorrogada até o dia 31 de maio em Penápolis. A vacina é fundamental para a prevenção da síndrome respiratória aguda grave para as pessoas dos grupos de risco.
As novas doses foram compradas pelo Governo do Estado de São Paulo para suprir as necessidades das cidades paulistas. A partir desta semana, as vacinas estão disponíveis somente na Macro I (Mutirão), Macro II – Postão (Centro) e Macro III (Santa Terezinha), das 7h às 17h.
Devem ser vacinar idosos maiores de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, grávidas em qualquer período da gestação, puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto), pessoas portadoras de doenças crônicas, trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados e indígenas.

Dados
Segundo dados divulgados pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, já foram vacinadas 10.116 pessoas. Esses números representam 73,24% do público alvo determinado pela campanha nacional, de um total 13.812 pessoas.
Até o momento, 2.172 crianças já se vacinaram, de um total de 3.226, o que representa 67,33%. No caso dos idosos, 6.460 já se vacinaram, representando 72,47%. Já se vacinaram 1.137 trabalhadores da saúde, 307 gestantes e 68 puérperas.
A vacinação é gratuita e totalmente segura. Segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde, cada dose da vacina Influenza é composta por três tipos de vírus inativados: Influenza A - H1N1, Influenza A - H3N2 e Influenza B.