Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
27 OUT 2016
Prefeito encontra ministro da Saúde e pede apoio para manter Caps-AD
Ministro Ricardo Barros (ao centro) recebeu o prefeito Célio (direita) e o deputado Fausto Pinato nesta terça em Brasília

Em audiência com Ricardo Barros, nesta terça em Brasília, Célio de Oliveira reivindicou recursos nunca liberados para o custeio da unidade

Neste feriado de 25 de outubro, aniversário da cidade, o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, esteve em viagem de trabalho a serviço do município na capital federal. Em busca de apoio para a manutenção da unidade do Caps-AD (Centro de Atenção Psicossocial/Álcool e Drogas), Célio viajou à Brasília para um encontro pessoal com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros.
Na pauta do encontro, entre outros assuntos, o prefeito de Penápolis reivindicou ao governo a liberação de recursos a serem empregados no custeio da unidade, que faz parte do Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde), do qual Célio é presidente. Por conta disso, o CAPS-AD não atende apenas a população penapolense, mas também os moradores de outras seis cidades da comarca: Avanhandava, Barbosa, Braúna, Alto Alegre, Glicério e Luiziânia.
Implantado em 2014, já na gestão do prefeito Célio de Oliveira como presidente do Cisa, o serviço nunca recebeu verbas federais para auxiliar no seu funcionamento, o que traz grandes problemas de financiamento.
“O Cisa tem bancado cerca de R$ 40 mil mensais para garantir o atendimento aos usuários do serviço. Entretanto os recursos são escassos e fazem muita falta. Precisamos do compromisso do Ministério da Saúde em nos ajudar. O serviço do Caps-AD é a porta de entrada do paciente dependente de álcool e drogas no Sistema Único de Saúde”, comentou Célio de Oliveira.

Expectativa
De acordo com o prefeito, a expectativa para a liberação de verbas federais de custeio é positiva, pois durante o encontro desta terça-feira o ministro Ricardo Barros assumiu o compromisso de esforços neste sentido.
“Segundo me explicou o ministro, existe a possibilidade de haver a liberação ainda neste ano de 2016. Se isso não ocorrer, para 2017 os recursos, de aproximadamente R$ 40 mil mensais, estão assegurados”, disse o prefeito.

Apoio
No decorrer da audiência com o ministro da Saúde, o prefeito de Penápolis esteve acompanhado do deputado federal Fausto Pinato (PP). O deputado, além de participar da audiência, também se colocou à disposição para auxiliar Célio de Oliveira nos pleitos junto ao Governo Federal.
“O apoio de parlamentares em Brasília é algo muito significativo, tanto na reivindicação de pleitos apresentados junto ao governo quanto na destinação de emendas, que tanto beneficiam a Prefeitura na execução de obras e serviços”, considerou Célio.