Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
05 MAR 2017
Dia Mundial da Água terá comemorações em Penápolis
Projeto Meta 180, que consiste em reduzir o consumo de água instalando medidores de vazão

Em Penápolis as atividades de comemoração ao Dia Mundial da Água iniciarão nesta terça-feira, dia 07 de março, e terminarão somente dia 22 de março, data de comemoração mundial. Por iniciativa do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), foram programadas diversas ações voltadas a toda comunidade com o intuito de conscientizar e realizar ações efetivas para o uso racional da água.
Para isso, serão implantadas medidas em três escolas, sendo uma municipal, uma estadual e uma particular, como redutores de vazão, esguichos com controle de saída da água juntamente com explicações de medidas para o uso racional da água. Tais medidas fazem parte do Projeto Meta 180, que consiste em reduzir o consumo de água per capta de cada penapolense para 180 litros/dia uma vez que atualmente o consumo médio está em 210 litros/dia. Assim, a intenção é reduzir 17% do consumo.
“Após conseguirmos atingir esta meta, estabeleceremos outra meta mais restritiva”, explicou a pedagoga do Centro de Educação Ambiental do DAEP, Fernanda Marin. Ela explica que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cada pessoa necessidade de um consumo per capita de 100 litros diários de água para suas atividades de saciar a sede, ter uma higiene adequada e preparar os alimentos.
“Em comparativo, estamos consumindo mais que o dobro necessário”, disse. “A exemplo de outros países, destacamos que muitos deles não possuem disponibilidade de água, muito menos de 100 litros de água diários, estando abaixo do mínimo. Esse é o caso da China, que tem uma média de 85 litros/dia devido ser um pais populoso e ter grande área de desertos”, contou ela.
“A Etiópia e o Haiti apresentam índices de apenas 15 litros de água por dia, passando por dificuldades de sobrevivência devido a falta deste recurso”, acrescentou.

Hortas
Outra atividade programada é um trabalho junto com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e a Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde. Esta atividade consiste em trabalhar com as mais de 40 hortas comunitárias na orientação do uso racional da água. A orientação será para as famílias participantes do projeto, e haverá ainda distribuição de sementes e orientação sobre o combate a focos de do mosquito transmissor da dengue, zika, chicungunya e febre amarela. Todas as hortas receberão visitas da equipe do projeto durante o mês de março.
E para finalizar a programação, no dia 22 de março, dia reconhecido como o Dia Mundial da Água, serão realizadas duas apresentações de uma peça de teatro na quadra de esportes do Parque Aquático. Uma apresentação será às 8h30 e outra às 14hs. A iniciativa é aberta ao público.
A peça teatral tem entrada gratuita e tem como tema “Terra D’água” onde um grupo de teatro da cidade de Araçatuba estará apresentando uma grandiosa historia sobre o tema.
A programação tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal fazendo parte das ações ambientais de “Ação de Combate ao Zika” da CEF.
De acordo com o presidente do Daep, Fábio Ambrósio, a celebração desta data é importante pois a sociedade deve lembrar sempre deste recurso natural, usando de maneira adequada para que as futuras gerações não sofram com a falta dela.