07 ABR 2017
Saúde recebe certificado por alcance de meta na campanha da tuberculose
Equipe da unidade do bairro Planalto/Pevi foi destaque na campanha de março; 17 amostras coletadas num único dia

No último dia 28 de março aconteceu em São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças, um evento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde para celebrar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Neste evento, o governo reuniu os municípios de São Paulo que conseguiram alcançar as metas estabelecidas para a primeira etapa da Campanha contra a Tuberculose de 2017.
Penápolis foi uma das cidades que conseguiu alcançar a meta traçada para a realização de exames de detecção da doença. Por conta disso, assim como as demais cidades presentes, foi concedido um troféu de reconhecimento. Para recebê-lo esteve presente no ato o enfermeiro do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Alexandre Pereira Almeida.
De acordo com o enfermeiro, a Campanha de Sintomático Respiratório para Tuberculose é realizada duas vezes por ano: em março e em novembro. Com relação a dados de março deste ano, ele revelou que foram colhidas amostras de 31 pacientes para exames.
 “Sobre o bom desempenho na coleta de material na primeira etapa da campanha, devemos reconhecer e valorizar o empenho das equipes de profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde e na Vigilância Epidemiológica”, ressaltou o enfermeiro Alexandre. “É um trabalho em equipe”, acrescentou.
“Neste sentido, vale destacar a excelente atuação da equipe que trabalha na Unidade de Saúde do bairro Planalto/Pevi, que em apenas um único dia chegou a detectar sintomas e coletar amostras para exames em 17 pacientes. Esse número corresponde a mais da metade do resultado da campanha inteira de março”, frisou.
Vale lembrar à população que independente da campanha as unidades de saúde do município fazem o exame gratuitamente das pessoas que apresentarem os sintomas da doença. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, em todas as unidades básicas e Macros de Saúde.
Todos devem ficar atentos aos sintomas da tuberculose. Tosse há mais de três semanas, emagrecimento, falta de apetite, suor noturno e febre são alguns deles.
O exame é muito importante, pois pode detectar precocemente os casos da doença, facilitando o tratamento e evitando a transmissão. O diagnóstico precoce é fundamental para a eficiência do tratamento, que dura seis meses e é realizado de forma totalmente gratuita pela rede pública de saúde.
A tuberculose é causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode prejudicar outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A transmissão ocorre por meio de pequenas gotas de saliva expelidas ao falar, espirrar ou tossir.