Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
28 ABR 2017
Centro de Educação Ambiental participa da Campanha da Fraternidade 2017
O CEA realizou diversas atividades para a conscientização da comunidade sobre a preservação ambiental

O Centro de Educação Ambiental (CEA) do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) foi convidado a participar da Campanha da Fraternidade deste ano. Com o tema “Biomas Brasileiros e a Defesa da Vida” e com o lema “Cultivar e Guardar a Criação”, a Campanha defende a preservação e a conscientização ambiental.
Algumas paróquias da cidade convidaram o CEA (Centro de Educação Ambiental) para abordar o assunto junto à comunidade. As ações foram realizadas na Igreja Nossa Senhora de Fátima, Santuário São Francisco de Assis e Igreja Santa Clara durante o mês de abril.
A pedagoga do CEA, Fernanda Campachi, explicou que o tema da Campanha foi trabalhado em diversas atividades.
“Para desenvolver o tema, realizamos palestras, dinâmicas de grupos, oficinas com materiais recicláveis, passeata e coleta de resíduos no Parque Maria Chica”, explicou a pedagoga. “O objetivo é promover mudanças de atitudes em prol ao meio ambiente, buscando minimizar essa relação predatória com a natureza que gera inúmeros problemas ambientais. Poluímos o ar que respiramos, degradamos o solo que nos alimenta, contaminamos a água que bebemos e, com isso, paisagens naturais foram modificadas por todo o planeta”, alertou Fernanda.
Ainda segundo a pedagoga, os encontros trouxeram uma intensa reflexão sobre a importância da preservação. “Conseguimos despertar a consciência de que todos nós pertencemos a mesma casa comum, de que somos cidadãos globais e de que a natureza é um dom de Deus, da qual nós, seres humanos, somos parte integrante, mas também seus zeladores e cultivadores”, acrescentou.
Segundo o presidente do Daep, Flávio Medeiros Eid, o trabalho da equipe do CEA é fundamental para sensibilização da comunidade. “Neste trabalho específico sobre a campanha da fraternidade, tem sido importante para juntar esforços em prol do meio ambiente, uma vez que é um assunto importante que está em foco mundial”, finalizou.