Passeio também inclui visita à Biblioteca e contação de histórias
O Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão” voltou a realizar aos sábados de manhã o Tour Histórico, um passeio com os estudantes e professores pelos pontos históricos de Penápolis, fazendo uma comparação de como eram os lugares no passado e em que se transformaram atualmente.
No último sábado, 26, participaram do Tour Histórico alguns alunos do CEU “Harume Kubota da Silva”, CEU “Montaha Gibara Ayub”, Emef “Marilena Cipriano Pereira” e APAE (Associação de Pais e Amigos do Excepcional). Os alunos foram acompanhados dos professores, monitores e estagiários do curso de Pedagogia da Funepe.
De acordo com a diretora do Museu Histórico, Alessandra Jorge Nadai, o projeto Tour Histórico tem como objetivo sensibilizar os alunos e professores quanto à questão patrimonial do município e a história de nossa cidade.
O Tour passa por pontos históricos relevantes para a formação de Penápolis. O itinerário é marcado pelos painéis fotográficos localizados em frente a esses pontos, com imagens antigas do local, no período de fundação e um pequeno texto explicativo. “Em cada painel fotográfico, fazemos uma parada com os alunos e contamos um pouco da história daquele local. E as crianças aproveitam para comparar como é cada lugar desse nos dias atuais e o crescimento de nossa cidade”, comentou a professora e diretora do Museu, Alessandra Nadai.
O último ponto histórico a ser visitado pelos alunos é a Praça 9 de Julho, onde está localizado o Vagão Histórico e o antigo prédio do Paço Municipal que atualmente passa por reformas para abrigar o Museu Histórico.
Biblioteca
A novidade no Tour Histórico é a parceria com a Biblioteca Pública Municipal “Prof. Fausto Ribeiro de Barros”, quando ao final do passeio pela cidade, os alunos visitam a Biblioteca e são convidados para prestigiar a contação de histórias e músicas feita pelo monitor Rafael Freitas. As crianças também podem escolher os livros para empréstimo e leitura na biblioteca.
“A visita foi um sucesso e a empolgação dos alunos foi geral. A parceria da Biblioteca Municipal com o Museu Histórico contribui muito para o projeto Tour Histórico”, concluiu a bibliotecária, Solange Chótolli.
Secom – PMP