Quinta-feira, 16 de Maio de 2024
05 JUN 2012
Professores da rede municipal fazem curso de Libras

Com o objetivo de capacitar os professores e melhorar o atendimento dos alunos com necessidades especiais, a Secretaria Municipal de Educação está investindo na formação de profissionais com o Curso Básico de Libras – Língua Brasileira de Sinais.

O curso de Libras é destinado aos professores da rede municipal de ensino da Educação Infantil e Ensino Fundamental, principalmente para os professores que trabalham nas classes regulares que atuam direta ou indiretamente com alunos com necessidades especiais. O curso não é obrigatório.

De acordo com a coordenadora da Educação Especial da Secretaria de Educação, Isabel Cristina Canhameiro Oliveira, atualmente a rede municipal tem cinco alunos surdos que precisam de intérpretes na sala de aula. “Os professores que estão fazendo o curso vão poder ajudar esses alunos e outros que ingressarem na rede, na compreensão do conteúdo ministrado em sala de aula”, comentou a coordenadora Isabel.

Cerca de 35 professores participam do curso de Libras que será ministrado em 3 módulos de 40 horas cada, sendo que a carga horário total é de 120 horas. As aulas acontecem de segunda-feira, na Sala Pedagógica, no período da noite. Os participantes receberão certificado emitido pelo Conselho Municipal de Educação.

O curso de Libras é ministrado pelo professor da cidade de Marília, Niuro José Toppan Junior, instrutor surdo capacitado pelo Ministério da Educação - MEC /Feneis/Prolibras. Sua metodologia inclui aulas teóricas, discussão de textos sobre Libras, exibição de vídeos e exercícios de reprodução de sinais. Dentre os exercícios práticos estão o alfabeto, numerais, sinais como a casa, família, alimentos, os dias (semana, mês, ano), objetos escolares, meios de transporte, cores, animais, músicas, diálogos e brincadeiras, sempre enfatizando o uso de sinais.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024