O secretário municipal de Educação, professor Cledivaldo Aparecido Donzelli, esteve em Brasília nos dias 29 e 30 de maio para participar do ato em defesa da aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) que está em fase de debate e votação na Câmara dos Deputados.
Cledivaldo Donzelli recebeu o convite da presidenta da Undime-SP (União dos Dirigentes Municipais de Educação), Suely Maia, pois além de secretário da Educação de Penápolis, o professor Cledivaldo também é suplente de representação regional da Araçatuba.
O Plano Nacional da Educação estabelece 20 metas para a área, que o país deve alcançar nos próximos 10 anos, a fim de melhorar a qualidade do ensino. Entre as diretrizes estão o aumento das vagas em creche, a ampliação da oferta de educação integral e o crescimento do porcentual da população com ensino superior.
Para o secretário Cledivaldo Donzelli, a presença dos dirigentes municipais de ensino na Câmara dos Deputados tem o objetivo de acompanhar os deputados durante a votação e propor mudanças no Plano para a melhoria da Educação no Brasil, como por exemplo a defesa dos 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a Educação.
“Foi uma grande satisfação poder acompanhar durante esses dois dias a votação do relatório final do Plano Nacional de Educação. Ao conversar com os deputados, conseguimos sensibilizá-los de algumas mudanças, o que para nós da Unidme já é um grande avanço. A alfabetização dos alunos que seria obrigatória no 1º Ano do Ensino Fundamental (crianças com 6 anos), passou a ser exigida até o 3º Ano (crianças com 8 anos)”, comentou.
Audiência
O secretário Cledivaldo Donzelli também participou de audiência com o deputado federal Newton Lima, que é presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Na oportunidade, o professor apresentou pessoalmente as reivindicações da Undime para o Plano Nacional da Educação.
“Esse debate é muito importante para toda a população brasileira. A comunidade precisa acompanhar a votação do Plano Nacional da Educação, porque é um momento histórico que vai revolucionar a Educação do país nos próximos 10 anos”, ressaltou Cledivaldo Donzelli.
A votação do relatório final do Plano Nacional da Educação será realizada nos próximos dias 12 e 13 de junho.
Secom – PMP