Duas grandes esculturas de ferro foram instaladas recentemente em diferentes pontos da avenida João Antonio de Castilho, marginal do córrego Santa Leonor. Chamadas de “O Ciclista” e “O Violinista”, as obras foram confeccionadas pelo artista plástico de Penápolis Giovani de Falco.
A ideia de instalar este tipo de obra a céu aberto partiu do prefeito João Luís dos Santos, que é admirador do trabalho do artista há vários anos. Segundo o prefeito, a Prefeitura de Penápolis já possui diversas esculturas de ferro criadas por Giovani, sendo algumas dispostas no Gabinete do Prefeito, e outras no Museu Municipal de Folclore, em forma de presépio.
“Resolvemos encomendar algumas esculturas em tamanho natural e instalá-las por pontos estratégicos de grande circulação para que mais pessoas possam admirar um pouco desta arte”, comentou João Luís.
A Prefeitura Municipal adquiriu ao todo três obras confeccionadas em ferro, sendo “O Ciclista”, que está instalado na rotatória com a rua Alayde Ferraz de Almeida; “O Violinista”, que encontra-se no cruzamento com a rua José Ferreira Leite (próximo à lagoa); e “O Teatro”, representada pelas Máscaras da Comédia e Tragédia, que será instalada no novo Teatro Municipal.
As referidas esculturas da marginal Santa Leonor foram instaladas sobre pedestais de concreto e devem receber ainda, nos próximos dias, placas de identificação, entretanto já enchem os olhos de quem passa, levando um pouco de arte a todos os penapolenses.
O artista Giovani de Falco, que trabalha com ferro proveniente de sucata e até mesmo restos de madeira, disse ter ficado honrado com o fato de seu trabalho estar sendo exposto nas ruas da cidade.
“Acho que estas obras são presentes para Penápolis, fiz com grande prazer. Para mim é uma honra ter sido convidado para este trabalho. Agradeço muito ao prefeito João Luís”, disse Giovani.
Secom – PMP