Quarta-feira, 08 de Maio de 2024
09 MAI 2013
Prefeitura realiza mutirão da saúde para funcionários

A Prefeitura de Penápolis realizou um Mutirão da Saúde direcionado aos funcionários da Secretaria de Obras nos dias 2 e 3 de maio. As atividades desenvolvidas tiveram como objetivo monitorar a saúde dos trabalhadores, prevenindo e detectando doenças precocemente.

Como o horário de trabalho é compatível com o horário de funcionamento dos postos de saúde, os funcionários receberam atendimento na própria Secretaria de Obras. Foram realizados exames e orientações pela manhã e logo após o almoço.

Enfermeiros do Macro II aferiram a pressão e colheram mostra de sangue para exames de diabetes (glicemia). Os trabalhadores que apresentaram alguma alteração receberam instruções para procurar tratamento médico específico. Também fizeram exames odontológicos para prevenir/detectar câncer de boca.

Os trabalhadores receberam orientação quanto à transmissão e tratamento das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Houve distribuição de preservativos.

Representantes da Vigilância Epidemiológica também informaram sobre os cuidados necessários no combate à dengue, métodos preventivos, os sintomas e tratamentos possíveis. Os funcionários ainda foram orientados sobre como manter suas residências e local de trabalho imunes à dengue.

Segundo o técnico em segurança do trabalho, Luís Fabiano da Silva Lopes, os trabalhadores tiveram atendimento por serem mais vulneráveis às doenças patológicas, em decorrência do trabalho pesado que executam. As ações desenvolvidas possibilitam um parâmetro da saúde do trabalhador. “Através de exames, saberemos como está a saúde dos funcionários e, ao detectar algum desvio ou anormalidade, encaminhar para um tratamento correto e eficaz”, disse.

“A saúde no trabalho é importante para garantir qualidade de vida aos funcionários e, consequentemente, melhor desempenho. O estímulo aos cuidados com a saúde resulta em bem estar e qualidade de vida”, concluiu o técnico em segurança do trabalho.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024