Quarta-feira, 08 de Maio de 2024
11 MAI 2013
Célio se reúne novamente com Secretário da Saúde em prol do Cisa

O prefeito contou ainda com o apoio do deputado Eleuses Paiva na busca por apoio financeiro ao consórcio

Nesta semana o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, esteve mais uma vez na capital paulista em audiência com o Secretário Estadual da Saúde, Giovani Guido Cerri, em busca de apoio do governo para o Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde). O objetivo é sensibilizar o órgão para a necessidade premente de investimentos do Estado, visando tirar o consórcio da crise financeira.

Durante a audiência com o Secretário da Saúde, Célio também esteve acompanhado do deputado federal Eleuses Paiva, que tem dado grande apoio à causa. Inclusive o deputado esteve em Penápolis no último mês de fevereiro participando de uma reunião com o prefeito Célio, que é o presidente do Conselho de Prefeitos do Cisa, na qual teve a oportunidade de obter informações detalhadas sobre as dificuldades financeiras do consórcio.

“Agradeço a atenção que o deputado Eleuses Paiva tem nos dado, inclusive participando conosco do encontro com o Secretário de Saúde de São Paulo. Também faço questão de agradecer ao Secretário Giovani Cerri, que novamente me abriu as portas do seu gabinete para discutir a questão do Cisa. Vale a pena destacar que foi através da atenção de Cerri é que pela primeira vez na história um Secretário Estadual da Saúde recebeu representantes de um consórcio”, lembrou Célio.

“Temos excelentes perspectivas com relação ao apoio do Estado junto ao Cisa. O Secretário Cerri nos acenou positivamente sobre a questão e acredito que muito em breve tenhamos boas notícias para Penápolis e micro região”, afirmou.

O Cisa foi o primeiro consórcio de saúde criado no Brasil, e na época do seu surgimento, em 1986, o Governo do Estado colaborava com cerca de 90% dos recursos financeiros para sua manutenção. Hoje em dia não há mais ajuda nenhuma, fato que fez com que o prefeito Célio de Oliveira se empenhasse para modificar a situação.

A participação do Sistema Único de Saúde (SUS), do Governo Federal, não é suficiente, e os municípios por sua vez não tem fôlego para bancar tudo. Daí surgiu um déficit no Cisa que vem crescendo ano a ano.

Hoje o Consórcio Intermunicipal de Saúde atende a uma população com mais de 96.400 pessoas. As Unidades de Saúde que compõem o CISA são a Clínica de Especialidades (Ambulatório de Especialidades, Ambulatório de Ortopedia, Serviço de Atendimento Especializado DST/HIV/AIDS); Unidade Integrada de Saúde Mental (Ambulatório de Saúde Mental, Centro de Atenção Psicossocial); e Laboratório Local Adolfo Lutz de Análises Clínicas.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024