Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
29 AGO 2021
FINANÇAS
Tributos municipais poderão ser pagos via Pix em 2022
A partir de 2022, a Prefeitura de Penápolis irá disponibilizar uma nova forma de pagamento de tributos. Todos os carnês distribuídos no próximo ano contarão com um QR Code para pagamento por Pix. A novidade oferece maior facilidade aos contribuintes que podem efetuar os pagamentos em qualquer banco, de qualquer lugar do país e durante 24h por dia.
Segundo a secretária de Finanças, Maria Emília Pereira de Souza, os carnês de de 2022 já contarão com o QR Code que permitirá ao contribuintes fazer o pagamento dos tributos e taxas municipais. “Todas as parcelas contarão com o código para facilitar o pagamento. Será possível pagá-las em qualquer banco de forma muito simples e rápida”, afirmou.
“Para efetuar o pagamento, o contribuintes deverá abrir o aplicativo do seu banco, apontar a câmera para o código QR e todos os dados do pagamento já serão inseridos. Toda a operação é instantânea. A alternativa de pagamento também traz mais facilidade para as pessoas que residem em outras cidades, mas possuem imóveis em Penápolis”, acrescentou Maria Emília.
Outra novidade dos carnês de 2022 será a possibilidade de geral uma nova guia para o pagamento das parcelas já vencidas. “Na página de notificação de cada carnê, haverá um QR Code e um código. Ao apontar a câmera, o contribuinte terá acesso ao site da Prefeitura de Penápolis. Inserindo o código, será possível gerar uma nova guia e um novo QR Code para o pagamento”, explicou.
Para gerir o serviço e consolidar os dados, a Prefeitura fez um processo licitatório de contratação de uma instituição financeira. “O Banco do Brasil será responsável por centralizar os dados. O banco ofereceu a tarifa de R$0,87, a mais baixa taxa paga pela Prefeitura de Penápolis. Normalmente, a tarifa paga varia de R$1,00 a R$1,70”, destacou.
O prefeito Caique Rossi afirmou que a ação faz parte de diversas ações para modernização da administração pública. “Essa é uma das ações que traz mais agilidade e facilidade aos munícipes. Não será mais necessário comparecer no caixa da Prefeitura para fazer o pagamento. È uma opção segura, simples e rápida que iremos oferecer à população”, finalizou o prefeito.

Secom - PMP