As ambulâncias do Pronto Socorro Municipal e as demais que compõem a frota da Secretaria de Saúde de Penápolis, foram adaptadas recentemente com macas retráteis para facilitar o transporte, remoção e acomodação dos usuários. Dentre as especificações internacionais, elas são construídas em alumínio polido, c/ cabeceira reclinável, rodas de alta resistência com rolamento e trava rápida tipo clic, cintos de segurança automotivos, alças laterais, colchonete de espuma, capacidade de carga p/ transporte superior a 100 quilos e sistema de desarme resistente prático e seguro.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Antonio Sidney Marques, os investimentos foram necessários para atender, com facilidade, o transporte dos pacientes, já que o novo equipamento não necessita de ajuda de outras pessoas para retirá-lo ou colocá-lo no interior das ambulâncias.
“Além disso, era uma reivindicação dos motoristas que muitas vezes, em razão do peso elevado do paciente, tinham dificuldade para acomodá-lo”, disse o secretário.
Ele informou ainda que a Secretaria sempre está atenta às necessidades da população, equipando não só as ambulâncias como as unidades de saúde do município e quem é usuário do sistema tem percebido as novas aquisições mobiliárias, sempre com o propósito de acomodar melhor quem procura essas unidades.
“Os investimentos não se resumem aos equipamentos, mas também na melhoria do atendimento, buscando sempre investir em cursos de aperfeiçoamento para atendentes, enfermeiras, equipes do PSF e no balcão”, explicou Sidney.
Sobre as ambulâncias, a Secretaria Municipal de Saúde informou que somente duas (mais antigas) não foram beneficiadas com o novo equipamento.
“A intenção era equipar todas elas, mas essas mais antigas não tem estrutura para tais adaptações. Mesmo assim, elas recebem manutenção para atender a demanda do setor, que disponibiliza atendimento 24 horas para o transporte de pacientes de Penápolis a outras localidades.
Secom – PMP