Quinta-feira, 28 de Março de 2024
07 JUL 2022
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Desenvolvimento Social atende gestantes carentes com enxoval para os bebês
Iniciado no final do ano passado, o projeto “Enxoval do Bem: Um Penapolense Feliz”, continua beneficiando dezenas de gestantes e recém-nascidos da cidade. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o projeto oferece um kit completo de natalidade, composto de vários itens de primeira necessidade para socorro emergencial às grávidas que precisam.
O programa beneficia todas as gestantes que se encontram em situação econômica vulnerável na cidade. Uma condição básica para ser contemplada no programa é estar no CadÚnico do Governo Federal. Além disso, o acompanhamento pré-natal na rede pública também é obrigatório.
A iniciativa consiste na concessão de um kit natalidade como uma das modalidades de benefício eventual, de acordo com a Lei Municipal nº 2520, aprovada em agosto do ano passado. Até o momento já foram distribuídos 80 kits de enxoval.
O kit natalidade é composto por banheira, fraldas descartáveis, lenço umedecido, pomada anti assadura, roupinhas (2 bodys e 2 mijãozinhos), sabonete líquido, shampoo, cobertor, touca, luvas, bolsa maternidade entre outros itens.
Durante todo o ano, os Cras – Centros de Referência da Assistência Social – do Jardim Eldorado e do bairro Planalto desenvolvem ações para o grupo de gestantes. As participantes são cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais e são acompanhadas durante a gestação.
O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Sanchez, informou que os recursos utilizados para aquisição dos produtos são próprios. Ainda segundo ele, cada kit está avaliado em aproximadamente R$ 300,00.
Pedro revelou que recentemente o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Penápolis fez uma doação de R$ 20 mil para aquisição de mais produtos de maternidade visando beneficiar mais gestantes e puérperas do município.
“Além disso, Penápolis também foi contemplada por recursos de uma emenda parlamentar da deputada estadual Marina Helou, no valor de R$ 100 mil, para compra de mais enxovais para população de baixa renda”, disse.
O secretário lembrou que os grupos de gestantes existem para fortalecer os vínculos familiares desde o útero materno, já que os primeiros anos de vida são essenciais para o desenvolvimento integral dos bebês.
A formação dos grupos, que funcionam tanto no Cras Eldorado como no Cras Planalto, visa preparar as futuras mamães para o nascimento de seus filhos. As gestantes são acompanhadas em encontros frequentes para a troca de experiências e conhecimento. Elas participam de diversas atividades, como palestras com profissionais da saúde, confecção de artesanato, orientações sobre amamentação e cuidados com o bebê, entre outros.