Sexta-feira, 29 de Março de 2024
16 JAN 2022
FINANÇAS
IPTU 2022: Pagamento com desconto deve ser feito até dia 21

Guia para pagamento pode ser retirada no site da Prefeitura

Até próxima sexta-feira (21), os contribuintes podem efetuar o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) referente ao ano de 2022 em parcela única e com desconto de 10% no valor total do imposto. Quem não recebeu o carnê em sua residência pode retirá-lo a partir de segunda-feira (17) no Serviço de Rendas da Prefeitura de Penápolis.
Quem optar pelo parcelamento do IPTU, a primeira parcela vencerá no dia 28 de janeiro, conforme especificado em cada carnê. Ao todo, serão distribuídos à população aproximadamente 34,5 mil carnês. O IPTU é a maior receita própria do município, destinado a manter os serviços municipais em funcionamento.
O imposto poderá ser quitado no caixa da Prefeitura de Penápolis, nos bancos conveniados, como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Sicredi e Casas Lotéricas. No banco Santander, só é possível efetuar o pagamento por meio de débito em conta.

Pagamento por pix
A partir deste ano, a Prefeitura de Penápolis disponibiliza uma nova forma de pagamento de tributos. Todos os carnês distribuídos contam com um QR Code para pagamento por pix. A novidade oferece maior facilidade aos contribuintes que podem efetuar os pagamentos em qualquer banco, de qualquer lugar do país e durante 24h por dia.
Os carnês do IPTU 2022 contam com o QR Code que permitirá aos contribuintes fazer o pagamento. Todas as parcelas contam com o código para facilitar o pagamento. Será possível pagá-las em qualquer banco de forma simples e rápida.
Para efetuar o pagamento, o contribuinte deverá abrir o aplicativo do seu banco, apontar a câmera para o código QR e todos os dados do pagamento já serão inseridos.
Toda a operação é instantânea. A alternativa de pagamento também traz mais facilidade para as pessoas que residem em outras cidades, mas possuem imóveis em Penápolis.

Guia online
Para quem não recebeu o carnê do IPTU 2022, ainda há a possibilidade de retirar uma guia de pagamento no site da Prefeitura (www.penapolis.sp.gov.br). Neste caso, o pagamento só poderá ser feito nos caixas da Prefeitura e nos bancos conveniados. O pagamento por pix deve ser disponibilizado nos próximos dias.
Para gerar o boleto de pagamento do IPTU forma online, o contribuinte deve acessar o site www.penapolis.sp.gov.br, clicar no banner em destaque para obter sua guia de pagamento. Para facilitar, o munícipe deve ter em mãos um carnê de IPTU antigo, onde conste o código de identificação do imóvel.
No local é possível gerar o boleto para pagamento da parcela única, já calculada com o desconto de 10% e vencimento para o dia 21 de janeiro. Para quem preferir, também é possível gerar o boleto da primeira parcela do IPTU 2022, com vencimento no dia 28 de janeiro.

Secom - PMP