Quinta-feira, 28 de Março de 2024
27 OUT 2022
Evento Cultura3 anima cidade de 10 a 12 de novembro
Programação cultural traz teatro, cinema, música e feira de artesanato

Entre os dias 10 e 12 de novembro, a Secult (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) realizará uma programação cultural especial com o evento Cultura3. A iniciativa reunirá teatro, cinema, apresentações musicais, além da Feira de Economia Criativa e Solidária. Nos dias 10 e 11, o evento será realizado no NAC (Núcleo Acadêmico e Cultural) da Funepe.
A Feira de Economia Criativa e as apresentações musicais acontecem na Praça 9 de Julho no dia 12 de novembro. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Lucas Casella, o evento apresentará três vertentes culturais, por isso, o nome “Cultura3”. “Todo o evento é gratuito, trazendo teatro, cinema, música e arte para a população Convidamos toda a comunidade para que venham prestigiar a nossa programação”, destacou Casella.

Teatro
No dia 10 de novembro, uma quinta-feira, a Cia Koi traz o espetáculo O Kamishibai vai começar! – Histórias Ilustradas no “Teatro de Papel Japonês”. O espetáculo chega a Penápolis em uma parceria com o Sesc Birigui e será apresentado a partir das 20h, no NAC (Núcleo Acadêmico e Cultural) da Funepe (antigo Cine Lúmine).
O espetáculo “O Kamishibai vai começar!” usa ilustrações para apresentar contos populares do Japão, em uma atmosfera de que aproxima elementos do ao público infantil. O Kamishibai (Teatro de Papel Japonês) é uma arte de contar histórias que utiliza pranchas ilustradas de forma sequencial, com interação entre as imagens e as narrativas, podendo ser associado à dinâmica de um livro ilustrado, mas se abrindo do mundo do palco para a plateia.
De forma lúdica e musical, “O Kamishibai vai Começar!” incentiva nas crianças a leitura de imagens, e o contato com a literatura, como formas de conhecer o mundo, sensibilizando- as também para o encontro respeitoso entre culturas.

Cinema
Já na sexta-feira, dia 11 de novembro, às 20h, será exibido o documentário “Na força: O poder das medicinas ancestrais”, da Under Filmes Independentes, no NAC. O documentário aborda o xamanismo como fonte dos ensinamentos ancestrais, quando se reúne em volta da fogueira a magia acontece, momento de força, de introspecção, conexão e cura são manifestados.
Segundo os idealizadores do documentário, é fundamental lembrar que o xamanismo vai além de só consagrar das medicinas sagradas, também devemos honrar e reconhecer que tudo que envolve um ritual é importante para estabelecer essa conexão, desde a nossa intenção na preparação e tudo o que pode ser desenvolvido a partir dali. Xamanismo é o caminho, a integração de todos os reinos, é ciência e espiritualidade caminhando juntas.

Feira de Economia Criativa
No sábado, dia 12 de novembro, das 09h às 14h, a Praça 9 de Julho será palco de mais uma edição da Feira de Economia Criativa e Solidária, um espaço dedicado a artistas, artesãos e pequenos empreendedores, formalizados ou não, que desejam expor seus produtos para a comunidade.
Durante a feira, o Fundo Social de Solidariedade de Penápolis venderá cachorro-quente e bebidas. Além da feira, o evento contará com a apresentação de artistas locais.