Com o objetivo de preservar o meio ambiente conscientizando a população sobre o descarte correto do lixo eletrônico, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) realizará no próximo dia 02 de agosto, sexta-feira, o “Mutirão da Coleta do Lixo Eletrônico”. Neste dia, um caminhão da Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis) ficará estacionado na Praça 9 de Julho – centro, das 8h às 16h, para recolher todo os equipamentos eletrônicos descartados pela comunidade penapolense.
De acordo com a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, muitas pessoas não sabem que além do lixo reciclável, a Corpe também faz a coleta do lixo eletrônico. “O mutirão do lixo eletrônico é para conscientizar a população que a Corpe faz a coleta desse material. Portanto, todas as pessoas que tenham esse tipo de material sucateado ou acumulado em lojas, empresas, escolas e residências, devem levá-los até a Praça 9 de Julho, no dia 02 de agosto para ser recolhido no Mutirão do lixo eletrônico”, disse Sílvia Sinkai.
Atualmente, o lixo eletrônico é um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados. São exemplos de lixo eletrônico: pilhas e baterias, celular, carregador, equipamentos de informática (monitor, cpu, impressora, teclado, mouse, notebook, nobreak, estabilizador), eletrodomésticos portáteis (televisão, rádio, telefone sem fio, microondas, filmadora, máquina fotográfica, videocassete, dvds, cds), brinquedos eletrônicos e ferramentas elétricas.
Descarte
O descarte é feito quando o equipamento apresenta defeito ou se torna ultrapassado. O problema ocorre quando este material é descartado no meio ambiente, porque possui substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, que provocam a contaminação de solo e água.
Estes equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro, materiais que demoram muito tempo para se decompor no solo.
Para não provocar a contaminação e poluição do meio ambiente, o correto é fazer o descarte de lixo eletrônico na coleta seletiva da Corpe. “Além de ajudar a preservar o meio ambiente, ao depositar o lixo eletrônico no saco plástico vermelho, o munícipe contribui para o aumento da renda dos cooperados”, comentou Sílvia Shinkai.
“Quando o lixo eletrônico chega na Corpe, os cooperados fazem a separação dos materiais, como plástico, metal, fios, vidros e outros elementos. Por isso é importante que toda a população colabore com o Mutirão do lixo eletrônico e também continue a depositar esse tipo de material junto ao lixo reciclável recolhido pela Corpe”, concluiu a diretora presidente do Daep.
Secom – PMP