Terça-feira, 16 de Abril de 2024
26 DEZ 2022
Servidores participam de capacitação sobre equipamentos de proteção individual
A capacitação reuniu funcionários de diversos setores e abordou o uso correto dos EPIs
Durante o mês de dezembro, servidores municipais lotados em diversas Secretarias participaram de capacitação sobre a Norma Reguladora 06, que dispõe sobre as regras de uso dos equipamentos de proteção individual em todas as áreas do ambiente de trabalho.
A iniciativa foi promovida pelo Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho e do Serviço de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração. A capacitação foi ministrada pelo técnico em segurança do trabalho da Prefeitura, Evandro Galves Brito.
Segundo o secretário de Administração, Pablo Ambrósio Ianela, o treinamento busca orientar o trabalhador a utilizar, de forma adequada e correta, os dispositivos obrigatórios de acordo com a sua função. “Essa Norma Reguladora trata especificamente das obrigações do empregador e do empregado em zelar pela segurança no ambiente de trabalho”, afirmou.
O treinamento foi realizado para transmitir de forma simples e concisa as diretrizes desta norma, a fim de garantir a segurança e a saúde ocupacional dos servidores. Participaram das capacitações, as equipes da Secretarias de Obras, Agricultura, Trânsito, Esportes e Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis).
O curso abordou conteúdos teóricos previstos na norma. Os servidores aprenderam sobre os tipos de EPIs e suas utilizações de acordo com as normas de segurança ocupacional e dos tipos de trabalho e risco aos quais os trabalhadores são expostos.
Ainda de acordo com o secretário de Administração, a Prefeitura investiu na compra de kits com equipamentos de proteção individual para os servidores. “Entregar esses EPIs não é o bastante. Temos que oferecer treinamento para que eles sejam utilizados da forma correta e que os servidores entendam a importância do uso para a sua própria segurança”, destacou Pablo Ianela.