Quarta-feira, 15 de Maio de 2024
16 JUL 2023
Mães de alunos aprovam trabalho realizado no Núcleo “Superação”
A mãe Tatiane Ramalho da Silva Souza e sua filha Anna Luiza
Com quase três meses de implantação, o Núcleo Multidisciplinar de Apoio Pedagógico “Superação” tem sido motivo de muitos elogios por parte das mães dos alunos atendidos, já que elas perceberam a evolução de seus filhos na escola e significativas mudanças no comportamento no dia a dia dentro de casa.
O serviço gratuito oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, atende estudantes da rede municipal de ensino que apresentam alguma dificuldade de aprendizado ou características diferenciais de comportamento.
A equipe do Núcleo Multidisciplinar é formada por dois psicólogos, uma fonoaudióloga, uma assistente social, uma pedagoga, uma professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Educação Infantil, uma auxiliar administrativo e uma auxiliar de serviços gerais.
O AEE é um dos serviços prestados pela educação especial, com foco no pedagógico, para atender aos alunos com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/super dotação.
A sede do Núcleo “Superação” fica localizada à rua Brasil, 581, Centro.

Confira os depoimentos das mães de alunos:

Juceli dos Santos Manzano
Mãe do aluno Heitor Manzano Gomes (4 anos – Etapa I)

“Meu filho está sendo atendido pela professora do AEE e em apenas três semanas eu já notei muitas mudanças no comportamento dele. Ele era muito ativo, não parava quieto, não sabia ouvir ‘não’; tanto na escola, como em casa. E hoje eu percebo que ele está muito mais tranquilo, começou a interagir melhor com os colegas da escola, com seu irmão em casa e está respeitando melhor as regras. O Heitor ainda está em processo de investigação para alta habilidade, pois com apenas 4 anos ele já lê e faz contas de cabeça. Com o atendimento do AEE, a habilidade dele é estimulada da forma correta e ele passou a se interessar mais pela escola”.

Daciane Fernandes da Silva
Mãe do aluno Enzo Fernandes de Almeida (6 anos – Etapa II)

“Como mãe, a gente sempre quer o melhor para o nosso filho; e o trabalho realizado no Núcleo é muito importante. Eu percebi uma melhora no desenvolvimento dele em apenas um mês de atendimento com a professora do AEE. A escola indicou o Núcleo ‘Superação’ porque o Enzo estava com dificuldade de aprendizagem, não prestava atenção na aula e ficava muito sozinho. No momento, ele está em processo de investigação para TEA (Transtorno do Espectro Autista). Mas em apenas um mês de atendimento, ele já consegue fazer as atividades na sala de aula e passou a interagir melhor com os outros alunos. O Enzo adora as atividades do Núcleo, ele chega em casa contando as atividades que fez, os jogos, as brincadeiras, as músicas. Sinto que meu filho é tratado com muito carinho pelos profissionais do Núcleo Superação”.

Jaqueline Diorio da Silva
Mãe da aluna Valentina Diorio da Silva Rodrigues (6 anos – 1º Ano)

“Minha filha recebe atendimento com psicólogos do Núcleo desde que foi inaugurado e eu já percebi uma evolução enorme em seu comportamento. Antes eu não conseguia sair com ela em público, pois ela não obedecia, não respeitava regras. Também dava trabalho na escola, não sabia ler, fazer contas, não parava quieta na carteira. Ainda estamos em processo de investigação para déficit de atenção, mas com o atendimento no Núcleo ‘Superação’ e apoio da escola, hoje ela está bem mais calma, sabe respeitar as regras. Percebi que com o atendimento psicológico, a Valentina está mais autoconfiante, aprendeu até a andar de bicicleta. Hoje a minha filha já sabe ler e fazer contas. Isso é o meu maior presente! Essas pequenas mudanças, para a gente significa uma grande evolução. Não há dinheiro que pague essa alegria de ver minha filha ler e escrever, como os demais coleguinhas da escola!”

Tatiane Ramalho da Silva Souza
Mãe da aluna Anna Luiza Ramalho de Souza (9 anos – 4º Ano)

“Em casa eu já percebia que a Anna não conseguia falar algumas vogais e trocava algumas letras. Ela fez o 1º e 2º Anos durante a pandemia e quando entrou no 3º Ano do Fundamental, não sabia ler e escrever. Ela foi diagnosticada com dislexia, o que interfere na leitura e escrita. Mas também precisou do atendimento da fonoaudióloga do Núcleo ‘Superação’ porque falava algumas palavras de forma errada [troca de fonemas – dislalia]. A Anna não gostava de ir à escola e depois de frequentar as aulas de fono do Núcleo, ela não gosta é de faltar da escola (risos). Eu percebo que o Núcleo Multidisciplinar tem um ambiente ótimo, organizado, e minha filha é tratada com muito respeito e carinho. Ela adora as atividades que faz aqui e os pais também são orientados em como ajudar as crianças em casa. Minha filha faz aulas de fono há três meses e melhorou muito, tanto na questão da fala, quanto nas atividades de leitura e escrita da escola.”

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024