A Renuka do Brasil, em parceria com a Prefeitura de Penápolis, realiza no mês de agosto o Projeto Materna. Serão ministradas orientações que tratam de temas relativos à maternidade: Cuidados na Gestação, Higiene e Cuidados, Amamentação, Primeiros Socorros e Alimentação na Gestação. As atividades são direcionadas às gestantes atendidas pela Macro IV, residentes dos bairros Planalto, Pevi e adjacências.
A iniciativa pretende atender os Objetivos do Milênio, que são a redução da mortalidade infantil e melhoria da saúde materna. As atividades serão conduzidas por profissionais qualificados.
O primeiro encontro aconteceu na segunda-feira, dia 05. Cerca de 30 gestantes participaram da palestra ministrada pela fisioterapeuta Elisângela de Sá Muniz Costa. Foram abordadas técnicas utilizadas para acalmar os recém-nascidos, como evitar cólicas, postura correta, entre outros benefícios para a mãe e o filho.
Já na quinta-feira, dia 07, houve palestra sobre amamentação com o médico Itamar Andreatta. O projeto ainda será desenvolvido nos dias 12, 14 e 19 com a presença de enfermeira, nutricionista e dentista.
De acordo com a enfermeira da unidade, Rosalícia Maria Lundstedt, a iniciativa instrui as mães com métodos funcionais e muito produtivos. “Elas receberão durante as ministrações noções que auxiliarão no processo gestacional. Com as explicações, as mães terão uma gravidez mais tranquila e um pós parto responsável”, considerou a enfermeira.
Após o término do projeto, as mulheres receberão kit completo para o enxoval do bebê, além de certificado. Os pais também podem participar, assim como toda a família.
Segundo a assessoria da Renuka do Brasil, as atividades pretendem trazer melhorias e qualidade de vida à comunidade do entorno das usinas onde estão inseridas. O mesmo projeto está acontecendo nas cidades de Promissão e Brejo Alegre.
Secom – PMP