18 AGO 2023
Profissionais da saúde participam de encontro regional
O encontro do Núcleo de Educação Permanente discute ações para a melhoria da saúde de toda a região
Profissionais da Secretaria Municipal de saúde e da Santa Casa de Misericórdia de Penápolis participaram na terça-feira (15) de um encontro para discutir a criação e efetivação dos NEPH (Núcleos de Educação Permanente e Humanização) nos municípios.
O evento foi realizado na Câmara Municipal de Buritama. Participaram do encontro, as enfermeiras Aline Sorroche Peraza Vieira Moço e Silmara Berto Martins Janjacomo, ambas da Secretaria Municipal de Saúde e da assistente social da Santa Casa, Celina da Silva Meireles.
O NEPH (Núcleo de Educação Permanente e Humanização) é um espaço coletivo que agrega conhecimentos técnicos em Educação Permanente em Saúde, para o desenvolvimento, qualificação, formação de trabalhadores do SUS (Sistema Único de Saúde).
Segundo o secretário de Saúde, o médico Luiz Washington Bozzo do Nascimento Filho, Penápolis faz parte do Núcleo da CIR (Comissões Intergestores Regionais) da região dos consórcios. “Esse grupo de reúne periodicamente para discutir ações de melhoria para a saúde de forma integrada e regional”, explicou.
Na ocasião, foram discutidas propostas para a criação de um Núcleo de Educação Permanente e Humanização nos municípios que compõem a região. O grupo de profissionais da saúde apoia as necessidades das realidades locais e regionais de saúde.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o NEPH é estratégico pois qualifica a discussão da educação permanente, da humanização e da gestão para o enfrentamento de problemas de natureza diversa, na valorização do processo de trabalho para o cuidado integral em saúde.