Quarta-feira, 01 de Maio de 2024
05 OUT 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Centro de Integração da Cidadania será inaugurado amanhã
Com investimento de R$1,5 milhão, o Centro de Integração abriga diversos órgãos municipais
A Prefeitura de Penápolis inaugura nesta sexta-feira (06), o Centro de Integração da Cidadania “José Ribeiro de Barros”, às 11h. O prédio que abrigava a antiga Estação Ferroviária passou por ampla reforma e abriga diversos órgãos públicos como a Secretaria de Desenvolvimento Social, o PIT (Posto de Informação Turística) e Casa do Artesão. O Centro está localizado na avenida Rui Barbosa, 401.
O evento é aberto ao público e contará com a presença do secretário estadual de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, do secretário-executivo da pasta, Raul Christiano, do superintendente do Imesc (Instituto de Medicina Social e de Criminologia), Ismar Marcilio de Freitas Júnior, do presidente da Fundação Casa, João Veríssimo Fernandes, do prefeito Caique Rossi e demais autoridades municipais.
O prefeito Caique Rossi convidou toda a população para conferir a ampla revitalização da antiga Estação Ferroviária. “Um espaço que estava abandonado agora se torna um prédio público moderno para a população, com diversos serviços municipais. Convidamos todos para que estejam presentes neste momento marcante para nossa cidade”, destacou.
Ao todo foram investidos aproximadamente de R$1,5 milhão na revitalização do espaço. Do valor total, R$ 881 mil são de recursos do FID (Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos), órgão gerido pela Secretaria da Justiça e Cidadania, e conquistados pelo município com apoio do ex-deputado estadual Roque Barbieri, por intermédio do vereador José Antonio Ferres Chacon. A Prefeitura investiu mais de R$ 496 mil, com recursos próprios do município, para a reforma e mobiliário do espaço.
O prédio da antiga estação foi todo reformado. A estrutura antiga foi edificada nos anos 40 e, após a desativação do transporte ferroviário de passageiros, o espaço ficou sem utilização, muitas vezes sendo depredado por vândalos. São mais de 1200 metros quadrados de área construída com nova destinação funcional e moderna para os cidadãos.
Houve reparos na cobertura, com implantação de telhas em aço galvanizado tipo sanduíche (que oferecem conforto térmico ao ambiente), troca de pisos, instalações elétricas e hidrossanitárias, revestimentos e pintura. O Centro de Integração da Cidadania abriga a sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, a Unidade de Reintegração Social, a Casa do Artesão, o PIT (Posto de Informação Turística) e a Sala dos Conselhos Municipais.