A Secult – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo convida a comunidade para prestigiar o espetáculo teatral “Sapo, a história não é sobre ele” que será apresentado neste sábado, 26 de outubro, às 20h, no CEUs das Artes (rua Manoel Foz, 515, Vila Aparecida), com entrada gratuita.
A peça é uma comédia musical do grupo de teatro Lugar de Ser Qualquer, que apresenta a relação amorosa entre o casal de artistas Sapo e Cobra, durante a participação deles em programas de televisão da década de 90. A classificação é 14 anos. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação, sendo que o local possui capacidade para 60 lugares.
O espetáculo “Sapo, a história não é sobre ele” é uma sátira aos programas de auditório da televisão brasileira na década de 90, onde exibiam coisas absurdas em busca pela audiência. Na história, Sapo é um carismático cantor em ascensão e Cobra é uma sonhadora dançarina que almeja virar princesa. A cada participação deles em quadros de tv, revelam uma faceta desse relacionamento.
De acordo com a atriz e dramaturga Bárbara Teodósio, a peça resgata os programas de auditório da década de 90 e suas brigas pela audiência como pano de fundo para refletir sobre como o corpo feminino foi e ainda é tratado nos meios de comunicação, que são importantes construtores de representações culturais.
“Vamos falar sobre a hipersexualização e objetificação do corpo feminino, sobre o machismo e também usamos trechos da obra ‘Sociedade do Espetáculo’, de Guy Debord. Dessa forma, podemos dizer que a peça está sustentada pela tríade: Capitalismo, Mídia e Patriarcado. Venha assistir e descobrir sobre quem de fato é essa história”, convidou Bárbara Teodósio.
O espetáculo “Sapo” é um projeto do grupo Lugar de Ser Qualquer selecionado pelo Edital do ProAc (Programa de Ação Cultural) voltado para manutenção de atividades culturais. A peça circula por cinco cidades do interior paulista e será apresentada gratuitamente em Penápolis por meio de parceria com a Prefeitura Municipal e Secult.
Secom – PMP