A Prefeitura Municipal de Penápolis, através da Secretaria de Desenvolvimento Trabalho e Turismo, apoiam iniciativas como a promovida pela Escola de Paraquedismo Skydive na cidade. A organização de eventos esportivos reflete na economia e no turismo da cidade, de acordo com o secretário da pasta, Hugo Crepaldi.
“O paraquedismo consegue atrair pessoas de outras cidades da região. A cidade fica mais movimentada e isso aquece o comércio local, afinal esse é o objetivo do turismo”, comentou.
Segundo dados da própria Secretaria de Desenvolvimento, no Show de Paraquedismo realizado há quase um mês, houve a presença de cerca de cinco mil pessoas no Aeroporto de Penápolis, durante dois dias.
A cidade recebeu atletas paraquedistas de mais de 15 cidades, tais como: Presidente Prudente; São José do Rio Preto; Mirassol; São Paulo; Araçatuba; Lins; Promissão; Fernandópolis; Santa Barbara d’Oeste; Bady Bassit; Jales; Araraquara; Jaú. Além de cidade de outro estado, como Três Lagoas – MS. “Somou-se 80 paraquedistas presentes no evento e 55 saltos realizados”, contou Hugo.
Para este final de semana a expectativa de público é superior à obtida anteriormente.
Comturpe
Existe na cidade o Conselho Municipal de Turismo de Penápolis – Comturpe. O conselho que já está completamente formado e só aguarda pela oficialização através do decreto assinado pelo prefeito Célio de Oliveira. De acordo com o secretário Hugo, desde 2004 existe um projeto de Turismo para a cidade, porém ainda não foi concretizado devido à formação incompleta do Comturpe.
A importância de um Conselho como este, segundo o secretário, está totalmente ligada ao desenvolvimento do turismo local.
“Para que haja programas de governo; subsídio do estado para programas de desenvolvimento do turismo ou transformação da cidade em estância turística, é necessária a existência de um conselho atuante há pelo menos um ano na cidade”, explicou ele.
Secom – PMP