A Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social) da Prefeitura de Penápolis instalará uma nova unidade do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para atender ao crescimento habitacional e territorial da cidade. Essa será a terceira unidade do serviço. Os outros dois Cras estão instalados nos bairros Planalto e Eldorado.
Para a instalação da unidade socioassistencial, Penápolis foi contemplada nesta quinta-feira (08) com um repasse de mais de R$330 mil para despesas de investimentos ou custeio para a implantação. Os valores serão repassados pelo Fundo Estadual de Assistência Social e a nova unidade também terá contrapartida da Prefeitura.
O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, explicou que a instalação de um novo Cras faz parte do planejamento das ações do governo para atender a demanda no município, devido ao crescimento habitacional e territorial no decorrer dos anos.
“Temos novos conjuntos habitacionais mais distantes que precisam de uma estrutura de assistência social para atendê-los. Estamos planejando a instalação do terceiro Cras com base em dados extraídos do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), afirmou.
“Com esses dados, conseguimos avaliar qual a melhor região para atender essa população em vulnerabilidade social. Também estudamos em qual bairro há a disponibilidade de uma área institucional para que seja elaborado o projeto técnico e arquitetônico para a construção do espaço físico que abrigará o Cras. Provavelmente a nova unidade será instalada na região do bairro Sílvia Covas”, acrescentou Pedro Sanchez.
O prefeito Caique Rossi destacou que a assistência social é uma das prioridades no investimento de recursos públicos. “Temos avançado muito na área, com o apoio e fortalecimento das entidades de Penápolis, na estruturação dos serviços oferecidos pela Prefeitura”, enfatizou.
“Agora queremos expandir esse atendimento, levando o serviço mais próximo dos moradores. Hoje temos dois Cras que atendem toda a cidade. Vamos implantar essa nova unidade para atender a população mais próximo de suas casas, com uma estrutura adequada e com uma equipe de profissionais capacitados para atendê-la”, concluiu o prefeito.
Secom – PMP