Somente neste ano, o Estado de São Paulo registrou dez casos de febre amarela em moradores, dos quais seis pessoas morreram. Nenhuma das vítimas da doença havia sido imunizada. Diante deste quadro alarmante, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação contra a febre amarela, principalmente para as pessoas que estão em falta com a vacina ou que vão viajar para áreas com registro de transmissão da febre amarela ou ainda para regiões rurais ou de mata. Vale destacar que a vacina deve ser aplicada com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem.
A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela e é oferecida gratuitamente para a população na rede do SUS – Sistema Único de Saúde.
Em Penápolis, a vacina contra a febre amarela está disponível nas Macros de Saúde I, II, III e IV, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Portanto, se algum morador de Penápolis estiver em falta com a vacina ou for viajar para regiões rurais ou florestais, deve procurar uma dessas unidades com pelo menos 10 dias de antecedência, e garantir sua imunização contra a doença. É necessário levar documento pessoal e carteira de vacinação.
Carnaval
O secretário municipal de Saúde, Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, explica que com a proximidade do Carnaval – e outros feriados ao longo do ano – o número de viagens costuma aumentar.
“Por isso reforçamos a importância da vacinação contra a febre amarela, principalmente para aquelas pessoas que vão viajar para regiões rurais ou áreas próximas a fragmentos de mata, como parques, trilhas, chácaras, sítios e pesqueiros”, orientou.
Não humanos
Além dos registros da doença em pessoas, o vírus da febre amarela também foi detectado em primatas não humanos, especificamente em macacos. A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo divulgou o registro de 30 macacos encontrados com a doença nas regiões de Ribeirão Preto, Campinas, Barretos e Osasco.
Sendo assim, o Serviço de Vigilância Epidemiológica orienta ainda que qualquer morador de Penápolis ou visitante, que teve ou tiver contato com macacos com aparência doente ou mortos, deve comunicar imediatamente ao serviço. O telefone de contato é (18)3653.5242.
Transmissão e sintomas
A febre amarela é uma doença infecciosa, viral e aguda, transmitida por vetores silvestres que pode levar à morte. Sendo assim, a doença é transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus da febre amarela.
A melhor forma de evitar a doença é por meio da vacinação, que está disponível gratuitamente nas unidades de saúde. Também se recomenda proteção individual com o uso de repelentes, roupas de mangas compridas e mosqueteiros.
Os sintomas iniciais da febre amarela são o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores musculares, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Os casos graves podem causar doenças cardíacas, hepáticas e renais que podem evoluir e levar o paciente a óbito.
SERVIÇO:
Postos de vacinação em Penápolis
- Macro I (avenida Euclides Garcia do Nascimento 546 - Jardim Eldorado)
- Macro II (avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins 99 - Centro)
- Macro III (avenida Carlos Casela 822 - Santa Terezinha)
- Macro IV (avenida Santa Casa, 2009 – Planalto)
Secom – PMP