A Secretaria Municipal de Educação tem promovido de forma frequente, diversas capacitações para os professores e demais profissionais do setor. Além das atividades oferecidas pela secretaria, os profissionais também têm a oportunidade de participar de cursos de formação em parceria com os governos estadual e federal.
Recentemente, uma segunda turma composta por 11 professores da Secretaria Municipal de Educação – entre coordenadores e diretores de escolas – participou do 1º encontro presencial da Formação Continuada do Programa “Escola em Tempo Integral” (ETI) – Região Sudeste, realizado na Estância Turística de Barretos.
O curso ofertado pelo Ministério da Educação (MEC) contribui para a formação dos secretários e equipes das secretarias de educação, com o objetivo de estabelecer um bom diálogo sobre a política nacional de educação integral, além de ajudar os municípios na elaboração das políticas locais para suas escolas de tempo integral.
Saúde mental
O 1º encontro presencial deste ano refletiu sobre a intersetorialidade entre Saúde e Educação, ao colocar a saúde mental no centro do debate com foco na qualidade da escola pública em tempo integral. Por meio de palestras e mesas redondas, foram discutidos os seguintes temas: “Educação pública como política de direitos e intersetorialidade: saúde e educação”; “Caminhos e desafios para implementar a Educação em tempo integral: da garantia dos direitos à promoção de práticas de autocuidado” e “Intersetorialidade e prevenção”.
Participam desta segunda turma, os professores do Ensino Fundamental: Evandro Portilho, diretor de escola; Mariana Oliva, diretora de escola; Andrea Bertolini, coordenadora pedagógica; Sônia Suniga, coordenadora pedagógica; Giselly Beneciutti, coordenadora pedagógica. Representando a Educação Infantil participam as professoras: Sônia Corrêa, Diretora do Departamento Infantil; Regiane Mercúrio, diretora de Ceim; Janaina Marinho, coordenadora de Emei; Luciana Vieira, coordenadora de Emei; Lucineia Lanico, coordenadora de Emei e Poliana Gil, diretora de Ceim.
Contribuição
Para a secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, a formação é um momento de estudo, mas também de trocas, debates, dúvidas e reflexões que contribuem com o município.
No ano passado, o curso de formação ofertado pelo MEC envolveu quatro profissionais da equipe gestora da Educação: a secretária Neira Pinheiro; a supervisora do Ensino Fundamental, Luciana Marchese; a diretora de Departamento, Isabel Canhameiro e a coordenadora da Educação Infantil, Maribel Oliveira.
“Durante o ano de formação em 2024, conseguimos realizar o diagnóstico da Escola Integral do Município, processo este que contribuiu para a elaboração da Política em Tempo Integral de Penápolis, um documento norteador que direciona as ações da Educação”, explicou a secretária.
Neste ano de 2025, o MEC disponibilizou mais vagas para o curso de formação, possibilitando a participação dos 11 profissionais técnicos da Secretaria de Educação, entre diretores e coordenadores de escola. O próximo encontro presencial dessa 2ª turma está previsto para o dia 19 de agosto, na cidade de Bauru.
Tempo Integral
O Programa “Escola em Tempo Integral” fomenta a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. A medida proporciona a ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral e a priorização das escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.
Para a sua implementação, o Governo Federal por meio do Ministério da Educação, fornece assistência técnica e financeira aos municípios, considerando as propostas pedagógicas alinhadas à BNCC – Base Nacional Comum Curricular.
Secom – PMP