Toda a comunidade penapolense está convidada a participar da 3ª Semana Municipal do Hip-Hop, que acontecerá de 24 a 28 de setembro, com diversas atrações artísticas e culturais, voltadas para pessoas de todas as idades e com participação gratuita do público.
Em sua 3ª edição, a Semana do Hip-Hop de Penápolis contará com atividades descentralizadas, que serão realizadas em diversos locais públicos como o Museu Histórico, Sala Cora Coralina, CEUs das Artes e Parque Maria Chica, com o objetivo de valorizar e expandir esse importante movimento cultural surgido nas periferias das cidades.
De acordo com o idealizador do evento, Jeferson Alves, o “Big G”, no período de 24 a 28 de setembro, a cidade de Penápolis vai se transformar em um palco gigante da cultura Hip-Hop.
“A 3ª edição da Semana Municipal do Hip-Hop contará com uma extensa programação que inclui atividades como Graffite ao vivo, Exposição de Poemas ‘Penápolis Periferia’, Oficinas de DJ e MC, Batalha de Poesias, Batalha de Breaking, Shows de Rap; além de atividades e shows voltados especialmente para as crianças”, enumerou Big G.
Destaques
Dentro da programação da 3ª Semana do Hip-Hop de Penápolis, também serão realizados importantes eventos regionais, como por exemplo, o “Real Hap Festival” que acontecerá dia 27 de setembro (sábado), no Parque Maria Chica, com show confirmado do Mano Fler, um dos nomes mais expressivos do Real Rap Nacional; além da participação de grupos de Rap de Penápolis e região.
E no domingo, 28, também acontecerá o Surto de Rimas 12, no CEU das Artes, com a realização da Seletiva Regional 018 do CPBMC – Circuito Paulista de Batalha de MCs – com a participação dos melhores MCs da região (Penápolis, Araçatuba, Buritama, Osvaldo Cruz, Birigui). O evento também contará com graffiti ao vivo, recital de poesia marginal e pocket shows de Rap com artistas locais e regionais.
Origem
O Hip-Hop surgiu em 1973 no Bronx, Nova Iorque, com DJs organizando festas de rua. O movimento chegou ao Brasil na década de 1980, principalmente através do breaking, com o dançarino Nelson Triunfo, um dos precursores em São Paulo. O movimento Hip-Hop é composto por 4 elementos: Break, DJ, MC e Grafite. Ele se estabeleceu na periferia brasileira, tornando-se uma importante ferramenta de expressão, resistência e transformação social para a juventude.
Criatividade
O secretário municipal de Cultura, Lucas Casella convida toda comunidade para prestigiar o evento. “Não perca a oportunidade de vivenciar a energia e a criatividade do Hip-Hop em Penápolis. Vamos nos divertir, aprender e se inspirar com os nossos artistas”, disse.
O idealizador do evento, Jeferson “Big G” ressaltou que esse é o momento de celebrar a cultura de rua, fortalecer a cena e mostrar a força do hip-hop na região noroeste paulista. “Chame a família, os amigos, todos que curtem uma boa rima e diversão”, convidou.
A realização da 3ª Semana Municipal do Hip-Hop é do Coletivo BDC (Batalha do CÉUs) e Prefeitura de Penápolis, por meio da Secult – Secretaria Municipal de Cultura.
Secom – PMP