Foi em clima de entusiasmo que a comunidade artística de Penápolis, especialmente do meio musical, recebeu nesta quinta-feira (09) o Estúdio Penapolense de Áudio e Música “Maestro Judas Tadeu Gomes Ferreira”. O espaço foi inaugurado pela Prefeitura de Penápolis para atender músicos e demais artistas do meio musical da cidade.
O espaço funciona da Secretaria Municipal de Cultura, que faz a gestão desta nova ferramenta de produção cultural, promovendo agendamentos e estabelecendo regras de utilização, conservação, entre outras ações.
Durante a solenidade de inauguração o prefeito de Penápolis, Caique Rossi, enalteceu o comprometimento de toda equipe da Secretaria de Cultura, já que este era um projeto pleiteado há algum tempo, e que agora está sendo viabilizado para a comunidade.
“Fico satisfeito em saber que temos uma equipe empenhada em dar o seu melhor, buscando constantemente ampliar a oferta de oportunidades à população. Meu profundo agradecimento a todos”, destacou ele.
Caique ainda registrou um agradecimento à ex vereadora Letícia Sader, também presente no evento, pela indicação do nome do saudoso Maestro Judas Tadeu para o estúdio, e também por ter feito a indicação de uma emenda impositiva no valor de R$ 50 mil para auxiliar na implantação.
“Obrigado à Letícia pelo seu olhar para a Cultura e por ter apresentado essa emenda impositiva que possibilitou concretizar esse projeto”, acrescentou o prefeito.
Em sua fala, Letícia Sader afirmou estar contente com a conquista da população e agradeceu a oportunidade de participar do evento, fazendo assim uma prestação de contas da destinação dada aos recursos públicos, enquanto responsável pela emenda impositiva.
Familiares do homenageado marcaram presença na inauguração, entre eles o filho e o irmão do Maestro Tadeu, José Ricardo Ferreira e Valdevino Ferreira, respectivamente. Ambos receberam um presente das mãos do prefeito, como lembrança deste dia especial.
A vereadora Professora Jandineia Fernandes também prestigiou o evento, cumprimentando a administração municipal pela conquista e desejando sucesso aos artistas.
Produção
O secretário municipal de Cultura, Lucas Casella, ressaltou em sua fala a inauguração de um novo tempo em que, com o funcionamento do estúdio, inicia-se também em Penápolis a produção cultural.
“Os pilares das ações do setor são o fomento, a formação e a difusão cultural. Todos esses aspectos já são desenvolvidos pela Prefeitura, mas a partir de agora passamos a ter um novo pilar, que é a produção. E estamos radiantes com isso”, comemorou.
Casella explicou que o fomento na Cultura ocorre por meio dos financiamentos estabelecidos pela Lei nº 3.000, de 20 de junho de 2024, assinada pelo prefeito Caique Rossi. A referida lei, inédita na cidade, institui o Programa Municipal de Fomento à Produção Cultural, na qual estão, entre outras ações, inseridos os editais de fomento.
Os mesmos se destinam ao aporte financeiro para produção e realização de projetos de música, dança, teatro, circo, fotografia, artes visuais, audiovisual, criação literária, publicação de livros, artes plásticas, artesanato, folclore, hip hop, preservação do patrimônio histórico e cultural, pesquisa, entre outros segmentos.
Já com relação à formação, o secretário destacou a ampliação da oferta, com a inclusão de novas oportunidades além de dança, que já existia na secretaria. “Incluímos teatro, violão e canto coral, e as seis modalidades do Projeto Guri, que são guitarra, baixo, percussão, sopro e iniciação musical”, relatou.
Sobre a difusão cultural ele lembrou que trata-se de espalhar a Cultura pela cidade de forma gratuita, garantindo acesso a todos os cidadãos, como é feito sempre pela Prefeitura.
“E a partir de agora vem a produção. Pretendemos expandir isso também para o audiovisual, com uma idéia de implantar um núcleo específico. Nosso estúdio marca um novo tempo, viabilizando oportunidades e oferecendo gratuitamente o apoio que os artistas precisam e merecem”, concluiu Lucas Casella.
Secom – PMP