A Santa Casa de Penápolis está sendo beneficiada com uma ampla reforma em seu Centro de Material e Esterilização (CME), considerado um setor essencial para a segurança e qualidade da assistência hospitalar. Ao todo foram investidos R$ 500 mil, que favorecerão a população usuária do hospital.
O local passou por modernização completa de suas instalações, garantindo mais eficiência para os profissionais e pacientes. Segundo a diretora técnica da Santa Casa, a médica e ex-vice-prefeita de Penápolis, Mirela Fink, esta é a maior intervenção já realizada na história da Santa Casa nessa área estratégica.
Ainda segundo Mirela, até então o CME nunca havia recebido um investimento desse porte. “Mesmo sendo um setor fundamental para o funcionamento seguro de todo o hospital, o setor nunca passou por investimentos desse vulto, o que torna essa uma iniciativa histórica”, considerou a diretora.
Mirela Fink informou que o trabalho inclui a reorganização dos fluxos limpo e sujo, melhoria da infraestrutura física, renovação de equipamentos e adequação às normas da Vigilância Sanitária e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), assegurando padrões de qualidade e biossegurança de nível hospitalar moderno.
“O CME é o coração da assepsia hospitalar. Pela primeira vez estamos vendo um investimento dessa dimensão em um setor vital para a segurança do paciente e a qualidade assistencial”, relatou ela.
“É um avanço que consolida a Santa Casa em um novo patamar de estrutura e eficiência, acrescentou”.
O centro conta agora com mais uma autoclave nova, totalizando três; uniformes com cores diferenciadas para as colaboradoras; ar condicionado; vestiário; computadores; inventário de todo material cirúrgico; e treinamento especializado da equipe, ministrado pela enfermeira Danielle Ramos de Faria Pereira, especialista e Oncologia e Nefrologia.
“Neste trabalho foram investidos recursos próprios da Santa Casa e da Prefeitura. Agradecemos a destinação de emendas impositivas dos vereadores Ivan Sammarco e Júlio Caetano, e também à nossa Comissão de Captação de Recursos, que batalha incansavelmente conosco para melhorar a nossa Santa Casa”, agradeceu Mirela Fink.
Compromisso
O prefeito de Penápolis, Caique Rossi, ressaltou que o investimento representa o compromisso da sua gestão com a saúde pública e com o fortalecimento do hospital.
“Essa é uma conquista de todos os penapolenses, como fazemos sempre questão de enfatizar. Com responsabilidade e união, estamos aplicando recursos próprios e emendas dos vereadores em melhorias que realmente fazem diferença na vida da população. Essa obra é um marco na história da Santa Casa”, comemorou ele.
O secretário municipal de Saúde de Penápolis, o médico Luiz Washington Bozzo Nascimento, afirmou que a reforma do CME integra o conjunto de ações da Prefeitura de Penápolis e da direção hospitalar.
“São ações voltadas à modernização da estrutura física, valorização dos profissionais e segurança dos pacientes”, disse o secretário.
“Assim reafirmamos o compromisso com uma saúde mais humana, segura e eficiente para toda a comunidade”, conclui Luiz Washington.
Secom – PMP