Terça-feira, 30 de Abril de 2024
07 MAR 2014
Ação no Santa Leonor também tenta conscientizar população sobre descarte do lixo

Preocupada em sensibilizar a comunidade em busca de uma cidade mais limpa e mais organizada, e consequentemente mais bonita e agradável para se viver, a Administração Municipal, através do Daep e do CEA (Centro de Educação Ambiental) promoveu na semana passada um “Dia D” de mobilização no Parque Santa Leonor. A iniciativa ocorreu dia 28 e serviu para pedir aos munícipes que não joguem lixo na via pública, especialmente às margens do córrego.

Para tanto, funcionários do Centro Ambiental e do próprio serviço de limpeza pública, como garis, abordaram os munícipes para fazerem uma ação corpo a corpo, com orientações sobre a importância do descarte correto do lixo. As abordagens ocorreram em especial no período da manhã e final da tarde, quando é maior o fluxo de pessoas que utilizam o Parque Santa Leonor para caminhadas, passeios de bicicleta, entre outras atividades físicas.

Além da intervenção corpo a corpo também foi realizado um pedágio e um bate papo com os jovens que frequentam o espaço, aproveitando a grande movimentação provocada principalmente pelo período de Carnaval. O destaque da conversa foi a importância da preservação daquela área de lazer, que principalmente aos finais de semana e feriados, costuma amanhecer com lixo espalhado, depredação e garrafas quebradas, provocando danos ao meio ambiente e oferecendo riscos e incômodos aos moradores da região.

De acordo com a presidente do Daep, Sílvia Shinkai de Oliveira, esta atividade no Parque Santa Leonor faz parte do projeto “A cidade que queremos”, elaborado e desenvolvido pelo CEA, cujas ações iniciam pelo Parque, mas serão realizadas com a população de todos os bairros da cidade, ao longo deste ano e início de 2015.

“Ainda há lixo depositado em vários locais impróprios na cidade como sarjetas, terrenos vagos, bueiros, rios, margem de estradas e praças. Precisamos e vamos mudar isso, com a ajuda de todos”, disse.