Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
21 JUN 2014
Unidades de Saúde realizarão atividades no Dia Internacional do Diabético

Pensando no bem estar da população e na promoção de uma vida saudável, a Secretaria Municipal de Saúde irá realizar no próximo dia 27 de junho, sexta-feira, diversas atividades alusivas ao Dia Internacional do Diabético. Todas as Macros e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) irão promover ações educativas e preventivas voltadas para a comunidade, em especial aos pacientes e familiares que convivem com a diabetes.

Durante o horário normal de atendimento, das 7h às 17h, as unidades de saúde vão desenvolver diversas atividades na sala de espera, como o teste de glicemia gratuito, exibição de vídeos educativos sobre diabetes e ainda orientação de dietas especiais para as pessoas que convivem com essa doença.

De acordo com o enfermeiro Vander Caferro, um dos organizadores do evento, além dessas atividades que serão fixas em todas as unidades de saúde, cada unidade poderá desenvolver ainda outras ações para a comunidade. “Sabemos de postinhos que vão oferecer café da manhã, outros farão alongamento. Cada unidade pode escolher a atividade complementar que preferir, fica a critério da equipe que trabalha no local”, explicou o enfermeiro.

Os agentes comunitários das unidades serão responsáveis por convidar a população para participar das atividades em comemoração ao Dia Internacional do Diabético.

Diabetes

A diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose (açúcar) no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde.

Ainda não há cura para o diabetes, porém, há vários tratamentos disponíveis. Seguir o tratamento de forma regular é fundamental, proporcionando saúde e qualidade de vida para o paciente portador.

Quando não tratada adequadamente, a doença causa complicações como infarto, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, entre outras complicações.

Atualmente a Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 240 milhões de pessoas sejam diabéticas em todo o mundo, o que significa que 6% da população tem diabetes. Segundo uma projeção internacional, a população de doentes diabéticos a nível mundial vai aumentar até 2025 em mais de 50%, ou seja, 380 milhões de pessoas, sofrerão desta doença crônica.