Sexta-feira, 03 de Maio de 2024
06 AGO 2014
Penápolis terá 1ª Semana de Museus de 18 a 24 de agosto

O evento contará com a reabertura do Museu Histórico, no dia 20; e comemoração dos 40 anos do Museu do Folclore, dia 22 de agosto

Penápolis é uma das poucas cidades brasileiras que preserva a origem e cultura de seu povo, tendo sua história bem viva e exposta no acervo dos três museus existentes no município: o Museu Histórico, Museu do Folclore e Museu do Sol. Para celebrar essa característica cultural muito forte no município, a Prefeitura de Penápolis realizará a 1ª Semana de Museus, evento que acontecerá de 18 a 24 de agosto, na Praça 9 de Julho, local onde estão instalados dois, dos três museus da cidade.

A 1ª Semana de Museus é organizada pela Secretaria Municipal de Cultura que está finalizando a programação do evento, com atividades que acontecerão nos períodos da manhã, tarde e noite, voltadas ao público de diferentes faixas etárias.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Luiz Colevatti, a 1ª Semana de Museus será um evento grande, com diversas atrações artísticas e culturais para o público em geral e também momento de formação para os profissionais que atuam na área.

“Durante o dia haverá visitação dos museus, oficinas e palestras para professores, alunos e profissionais dos museus. Já no período da noite, haverá shows artísticos, Praça de Alimentação, Feira de Artesanato à disposição da comunidade. Será uma semana de festa para a população penapolense, unindo muito conhecimento, cultura e lazer. Todos estão convidados”, disse Colevatti.

Reabertura

Durante as comemorações da 1ª Semana de Museus, a Prefeitura de Penápolis fará a reabertura do Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão”, no dia 20 de agosto. O Museu Histórico fica localizado na Praça 9 de Julho, prédio onde antigamente funcionava o Paço Municipal, e estava fechado devido às obras revitalização e restauração do imóvel, preservando suas característica originais.

Vale lembrar que o Museu do Sol, que abriga exposição de Arte Naïf e estava fechado há cerca de três anos, também passou por uma ampla reforma no prédio e está totalmente revitalizado. A inauguração das obras acontecerá no próximo dia 15 de agosto às 20h, data em que o Museu reabrirá suas portas ao público.

Além da reabertura dos Museus, durante o evento também será feito o Lançamento do Sistema Municipal dos Museus.

Folclore

A 1ª Semana de Museus também terá homenagem aos 40 anos do Museu do Folclore de Penápolis, que será realizada no dia 22 de agosto, data em que também é celebrado o Dia do Folclore.

E para marcar essa comemoração, o secretário de Cultura, Luiz Colevatti, esteve em contato nos últimos dias com a coordenadora do Festival de Folclore de Olímpia, para viabilizar uma apresentação especial de um Grupo Folclórico em Penápolis.

“Estivemos em Olímpia acertando os últimos detalhes e tenho certeza que a população penapolense vai gostar da apresentação do grupo de Olímpia, que vai abrilhantar ainda mais nosso grande evento”, disse Colevatti.

A programação completa da 1ª Semana de Museus será divulgada pela Secretaria de Cultura nos próximos dias.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024