Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
09 AGO 2014
Prefeitura ultima preparativos para a reabertura do Museu Histórico

A Prefeitura Municipal de Penápolis, por meio da Secretaria de Obras e Serviços, está finalizando as obras de restauração e remodelação no Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão”. Com o fim das obras, o Museu Histórico, com todo o seu acervo e mobília, será reaberto a partir do dia 20 de agosto. Localizado na Praça 9 de Julho, o prédio já abrigou o Paço Municipal.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Reinaldo Munhoz Morás, a equipe da secretaria ficou responsável por parte dos serviços, como a revisão das instalações elétricas, a instalação de interruptores, tomadas, fios e lustres. “Fizemos a substituição dos vitrôs frontais metálicos por novas peças de madeira seguindo o padrão arquitetônico da época em que o prédio foi edificado e outros reparos em geral no entorno do museu”, explica Reinaldo.

Outra parte das obras foi realizada por uma empresa terceirizada. Essa construtora ficou responsável pela substituição da cobertura por novas telhas de cerâmica “tipo francesas” e pela raspagem e aplicação de sintéko nos pisos de madeira. Também foram feitas a reforma e ampliação dos sanitários de funcionários e público e a implantação de rampas de acessibilidade para portadores de deficiência ou mobilidade reduzida. Adaptações na área interna e a pintura geral do prédio também foram feitas por essa empresa.

Recentemente, o prédio foi atacado por vândalos que atearam fogo na varanda frontal, comprometendo o reboco, piso e pintura, que também devem ser totalmente recuperados nessa restauração. Os recursos, de cerca de R$130 mil, para a restauração e revitalização do Museu Histórico são provenientes de convênio firmado com o Ministério do Turismo no ano de 2010.

Secom - PMP