Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
26 NOV 2014
Moradores ajudam na conscientização sobre o desperdício de água

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) tem recebido diversas ligações da população com reclamações sobre o desperdício de água. Embora Penápolis não tenha problemas de abastecimento, é preciso que cada um faça a sua parte evitando o desperdício.

Segundo a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, apesar das denúncias, não há dispositivo legal para a aplicação de multas. “Temos recebido muitas ligações e visitas com denúncias de desperdício de água, como lavar as calçadas e os carros abusivamente. A revolta dos moradores é totalmente compreensível, porém não há legislação específica para a cobrança de multa em casos de desperdício, por isso cada um deve fazer sua parte e contribuir com o uso racional da água”, explica.

Ainda segundo Sílvia, uma das ações praticadas pelo Daep para prevenir o desperdício é a notificação quando há um aumento na média de consumo de uma residência.

“Quando isso é apontado, o Daep notifica o morador para que verifique se há algum vazamento de água ou outro problema na casa que justifique o aumento”, destaca a presidente.

“Uma grande parcela da comunidade demonstra que está sensível à questão da economia, e vem tentando sensibilizar as demais pessoas que ainda não tem esse pensamento e insistem em desperdiçar água tratada. É muito bom saber que contamos com tantos aliados nesta tarefa”, enfatizou Sílvia Shinkai. “Trata-se de cidadania”.

Confira algumas dicas para economizar água:

- Lavar a calçada com a mangueira é um hábito comum e que traz grandes prejuízos. Em 15 minutos são perdidos 279 litros de água. Em vez da mangueira, usar vassoura e balde.

- Use um balde e um pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira. Se possível, não o lave durante a época de seca. Com uma mangueira são gastos 600 litros de água para lavar o carro. Para reduzir o consumo, basta lavar o carro somente uma vez por mês com balde. Nesse caso, o consumo é de apenas 40 litros.

- Cheque vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia. - Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.

- Aproveite a água da chuva para molhar o jardim. As plantas absorvem mais água em horários quentes, por isso o ideal é regá-las pela manhã ou no fim da tarde.

- Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por 5 minutos desperdiça 80 litros de água.

- Reaproveite a água da sua máquina de lavar para lavar a calçada. - Não tome banhos demorados, 5 minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.