Terça-feira, 30 de Abril de 2024
19 DEZ 2014
Vila da Infância recebe Prêmio de Inovação Social

O Projeto tem supervisão da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Penápolis

A Associação Vila da Infância recebeu no mês de novembro o Prêmio de Inovação Social, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. A entidade foi premiada em segundo lugar na categoria Proteção Básica com o projeto “Sustentabilidade e Meio Ambiente”. O Projeto tem supervisão da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. A cerimônia de premiação contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Rogério Hamam.

O 1º Prêmio de Inovação Social do Estado de São Paulo reconhece as organizações da sociedade civil que adotam práticas inovadoras para melhorar as condições de vida das famílias e aumentar a capacidade de inserção social e produtiva dos indivíduos. Outras instituições, como a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Penápolis e o SOS (Serviço de Obras Sociais), inscreveram seus projetos e participaram do evento acompanhadas da secretária de Assistência Social, Tânia Pinheiro.

Ao todo, foram 130 concorrentes em três categorias de premiação: Proteção Básica, Proteção Especial de Média Complexidade e Proteção Especial de Alta Complexidade. A Associação Vila da Infância da Igreja Metodista inscreveu o projeto “Sustentabilidade e Meio Ambiente”, que é executado no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos.

O Projeto aborda a conscientização ambiental, com diversas atividades como cultivo de hortas, reaproveitamento de alimentos, ações de incentivo à separação do lixo e reciclagem. A iniciativa envolve os jovens que frequentam a instituição e suas famílias. A Vila da Infância contou com a parceria do Centro de Educação Ambiental do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto).

Segundo a direção da entidade, a premiação foi um reconhecimento do trabalho realizado. “Apesar das dificuldades enfrentadas diariamente, é possível ser referência para outras entidades de atendimento à criança e ao adolescente e também ser valorizado na Política de Assistência Social”, explica a direção.