Terça-feira, 30 de Abril de 2024
15 FEV 2015
Esportes abre inscrições para aulas gratuitas

Os interessados podem participar de aulas de natação, hidroginástica e alongamento

A Prefeitura de Penápolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, coloca a disposição da população mais um serviço gratuito e que muito contribui para a saúde do corpo. Estão abertas as inscrições para as aulas gratuitas de natação, hidroginástica e alongamento, para ambos os sexos. As atividades são realizadas no Centro de Lazer do Trabalhador e no Parque Aquático.

Os interessados em participar podem inscrever-se diretamente com a professora Mariane Carolina Cavenaghi nos locais e horários das aulas. Segundo o secretário municipal de Esportes, professor Paulo Henrique Sanchez, as três modalidades ajudam na prevenção de doenças. “A natação, por exemplo, é esporte completo, pois mexe com toda a musculatura do corpo”, disse.

Além de todos os benefícios físicos, a natação também relaxa a mente e ativa a memória, garantindo uma ótima oxigenação para o cérebro. “E não podemos esquecer que também é um grande combatente do estresse, já que com a grande concentração exigida na hora da respiração e nos movimentos, faz com que alivie as tensões e esqueça um pouco dos problemas do dia-a-dia”, revelou o secretário.

Já a hidroginástica melhora a capacidade aeróbica e cardiorrespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral. Ela tem a vantagem de poder ser praticada por pessoas de qualquer sexo e de qualquer idade. A hidroginástica é uma opção alternativa para o seu programa normal de exercícios e uma excelente opção para pessoas que levam uma vida muito agitada e têm pouco tempo para a prática de exercícios.

Por fim, o alojamento corrige postura, massageia órgãos e aumenta bem-estar.

Durante o alongamento, ocorre também uma massagem dos órgãos internos. A massagem do intestino, por exemplo, facilita o percurso dos alimentos ingeridos, enquanto que a movimentação do pâncreas colabora para o processo que ajuda na estabilização do açúcar no sangue.

“O alongamento estimula ainda o cérebro a liberar ‘hormônios do bem-estar’, incluindo a serotonina. Essas substâncias se espalham por todo o corpo e nutrem músculos e órgãos, fazendo com que a gente se sinta bem e revigorado. Enquanto o corpo e a mente relaxam, os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea estabilizam-se”, concluiu Paulo.

Confira os horários das aulas:

*Segunda-feira
7h30 – 9h: Alongamento (Parque Aquático)

14h – 15h: Natação 07 a 12 anos (Centro de Lazer)

15h – 16h: Natação Aperfeiçoamento (Centro de Lazer)

16h – 18h: Natação Treinamento (Centro de Lazer)

*Terça-Feira
7h30 – 8h30: Hidroginástica (Centro de Lazer)

*Quarta-Feira
7h30 – 9h: Alongamento (Parque Aquático)

9h15 – 11h: Natação Treinamento (Centro de Lazer)

14h – 15h: Natação 07 a 12 anos (Centro de Lazer)