26 SET 2015
Daep participa de encontro estadual de educação ambiental
Neste mês, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) participou do XIII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, na cidade de São Pedro (SP). Na ocasião, o Daep representou o Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, do qual o prefeito Célio de Oliveira é presidente.
O objetivo do evento é discutir e avaliar os avanços da educação ambiental e a gestão dos recursos hídricos no Estado de São Paulo. Também busca integrar ações educativas dos Comitês de Bacias Hidrográficas e os diversos agentes ambientais, propiciando a troca de experiências, além de promover a integração dos Comitês com instituições de ensino formal e não formal.
O Daep apresentou no evento o projeto “Educação para o Uso Racional da Água em Hortas Comunitárias de Penápolis”, desenvolvido pelo Centro de Educação Ambiental. A explanação foi realizada pela pedagoga do Daep, Fernanda Campachi.
“Em parceria com Secretaria Municipal de Agricultura e com o Serviço de Vigilância Epidemiológica, essa foi uma ação educacional realizada com as famílias que possuem canteiros nas hortas comunitárias de Penápolis, com o objetivo de reduzir o consumo e desperdício de água”, explicou Fernanda.
Segunda a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, a participação do Daep no evento é importante para conhecer projetos desenvolvidos em outros municípios.
“São experiências que podem ser aplicadas em nossa cidade, com o objetivo de melhorar a conscientização da comunidade em reduzir as perdas de água, consumi-la de forma consciente e assim, contribuir com a política de preservação da água”, conclui a presidente.