07 FEV 2016
Saúde realizará bloqueio contra leishmaniose no bairro Santa Terezinha

Logo após as comemorações de Carnaval, os moradores do bairro Santa Terezinha deverão ficar atentos às ações de bloqueio contra a leishmaniose. A doença transmitida pelo mosquito palha vitimou um idoso de 89 anos morador da região. A região passará por uma operação denominada manejo ambiental, atendendo o que preconiza o Ministério da Saúde.
O procedimento padrão é que se faça o manejo em um raio de 400 metros ao redor de onde foi registrado o caso. Para evitar a proliferação do mosquito transmissor, é necessário eliminar toda a matéria orgânica do solo, incluindo folhas, frutos, fezes de animais. Matéria orgânica, umidade e sombra são características propícias à proliferação do mosquito palha.
Segundo o chefe do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Vlademir Marangoni, diferentemente da dengue, o combate à leishmaniose é guiado pelos casos confirmados da doença e não dos suspeitos.
“O Ministério da Saúde preconiza que as ações devem ser realizadas após a confirmação em um raio de 400 metros ao redor do caso positivo e que a borrifação seja feita em um raio de 200 metros”, explica.

Orientações
A ação será realizada no bairro Santa Terezinha, em área delimitada pela rua Altino Vaz de Mello, avenida Álvaro Gomes, rua Anchieta até próximo ao Curtume Leão. Entre os dias 10 e 13, agentes de saneamento e agentes de saúde percorrerão a área orientando os moradores sobre o manejo ambiental, com a distribuição de filipetas. Também nestes dias, carros de som farão a divulgação das ações.
Até o dia 14, os moradores devem retirar de suas residências toda a matéria orgânica, como madeira, folhas, frutos, fezes de animais e podas de árvore e jardim. Esse material deve ser depositado junto à guia de sarjeta para facilitar a coleta das máquinas e não nas calçadas.
Nos dias 15 e 16, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e a Secretaria Municipal de Agricultura farão a coleta dos materiais descartados. Não haverá a distribuição de sacos de lixo.
“Pedimos a colaboração dos moradores em respeitar os prazos da coleta. Até o dia 14, é preciso eliminar todo esse material orgânico para que coleta seja feita nos dias 15 e 16. Depois deste prazo, o morador pode ser alvo de Fiscalização e multa pelo material depositado nas calçadas. Respeitando o prazo, teremos todo o bairro limpo sem nenhuma intercorrência”, enfatiza o chefe da Vigilância.

Borrifação
No dia 15, o Serviço de Vigilância Epidemiológica dará início à borrifação de casa a casa, em um raio de 200 metros ao redor do registro do caso positivo. “O serviço será feito por dois trios de servidores municipais, devidamente uniformizados e identificados. Neste caso, é necessário que o servidor entre na residência do morador e efetue a pulverização de toda casa“, explica Marangoni.
Antes da borrifação, os agentes de saneamento passarão em cada residência agendando o procedimento e orientando os moradores sobre os cuidados. Ainda segundo Marangoni, o inseticida utilizado no combate ao mosquito palha tem um efeito residual.
“O inseticida é aplicado nas paredes internas e externas e tem como objetivo eliminar o inseto adulto, diminuindo o risco de transmissão da doença. É importante que os moradores permitam a entrada dos servidores para a borrifação. O inseticida é seguro e necessário para a eliminação do mosquito palha”, conclui o chefe da Vigilância.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024