Alunos da rede municipal de ensino visitaram a carreta do projeto CPFL nas Escolas
Nos dias 05 e 06 de dezembro, esteve em Penápolis a carreta “CPFL nas escolas: economia também se aprende brincando”. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Penápolis, o projeto pretende disseminar para as crianças penapolenses a conscientização do consumo correto e sustentável de energia.
O projeto iniciou-se nas escolas com a participação dos professores da rede municipal. Eles passaram aos alunos que é importante reconhecer o baixo consumo de energia como preocupação com o meio ambiente, pois está diretamente relacionado com a sustentabilidade e a reciclagem.
Após conteúdo pautado no consumo consciente em sala de aula, os alunos foram levados à carreta para aprenderem mais sobre eficiência energética.
Segundo o arte educador da carreta, Alexandre Borges Garcia, todo o conteúdo é transmitido de forma lúdica, sem termos técnicos. “É importante ensinar as crianças que desligar o interruptor quando saímos dos cômodos não é somente se importar com a conta no final do mês, mas com a conservação da natureza. Na carreta todas essas informações são passadas de forma descontraída”, comentou o arte educador.
Dentro da carreta são três ambientes diferentes. Na primeira sala, as crianças são recepcionadas por um boneco virtual e assistem a um vídeo educativo intitulado “Caminho da energia”. Em seguida, são direcionadas para o segundo compartimento onde veem reprodução do consumo exacerbado de energia em uma residência comum e vídeo mostrando uma casa com consumo inteligente. Nesta sala aprendem sobre noções de economia.
Por último, dirigem-se à terceira sala onde os educadores da carreta mostram três diferentes processos de transformação de energia: a mecânica, a solar e o gerador de Van de Graaff.
A CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) em parceria com a Procel (Programa nacional de conservação de energia elétrica), percorre as cidades do interior e litoral do estado de São Paulo desde setembro de 2012 com carreta educativa, que tem como objetivo conscientizar as crianças sobre o uso correto da energia elétrica, além de noções de economia energética. O projeto tem duração de dois anos.
Secom - PMP