27 OUT 2016
Serviço resgata dignidade por meio da reinserção social
Oficinas terapêuticas, uma das atividades oferecidas pelo Caps-AD, resultam em belos produtos artesanais (crédito da foto: Sônia Zaramello)

O Caps-AD é um serviço ambulatorial de atenção especializada em saúde mental, de forma integral e continuada, que atende pessoas a partir dos 15 anos com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas.
O princípio básico do atendimento é a reinserção social através da assistência (medicação, terapias, oficinas terapêuticas, atenção familiar), prevenção e capacitação de profissionais para lidar com os dependentes.
O modelo de atendimento dispõe de uma equipe multiprofissional composta por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogo, assistente social e enfermeiro, terapeuta ocupacional, educador físico, arte educador, entre outros profissionais.
Para receber o atendimento é preciso telefonar ou ir até uma unidade e acompanhar uma reunião no grupo de acolhimento; durante este primeiro contato, o paciente obtém informações sobre como funciona o Caps e que tipo de atendimento é prestado. Caso decida participar, passa então por uma consulta de triagem, na qual é avaliado para que seja encaminhado ao tratamento mais adequado.
Interessados de Penápolis, e das outras seis cidades pertencentes ao Consórcio de Saúde, podem procurar a unidade na avenida Rui Barbosa 605, centro da cidade. O horário de funcionamento é das 07h às 18h. Para outras informações o telefone de contato é 3652- 3455.