No último dia 07, os 216 alunos matriculados no 2º, 3º, 4º e 5º anos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamntal) Marcos Trench participaram da formatura da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA. O evento é realizado anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira, pela Agência Espacial Brasileira e e por FURNAS Centrais Elétricas S/A, entre alunos do ensino fundamental e médio em todo território nacional.
A OBA acontece dentro das escolas e tem uma única fase. Ao final da Olimpíada todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares. São enviados vários materiais impressos com conteúdos relacionados, onde com muito empenho e dedicação os professores preparam seus alunos para uma participação efetiva.
Segundo comentou a diretora da unidade, a professora Maria Sílvia Marqui Guilherme, participando da OBA os alunos entram em contato com conteúdos relacionados à Astronomia e Astronáutica.
“Eles ampliam seu universo de conhecimento e tem oportunidade de descobrirem em si talentos relacionados às áreas estudadas”.
Todos os alunos receberam certificados, e os alunos que mais se sobressaíram nos estudos receberam medalhas de ouro, prata e bronze.
“A direção da Unidade Escolar parabeniza e agradece os professores pela iniciativa de participar da OBA e os alunos pelo empenho e dedicação nos estudos realizados”, salientou a professora Maria Sílvia.
A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
“A adesão é voluntária e ao final todos alunos, independentes na nota obtida, professores, coordenadores e envolvidos no processo recebem certificados de participação. Quem estuda está sempre ganhando”, finalizou a diretora.
Secom – PMP