O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e a Prefeitura Municipal realizarão de 04 a 06 de junho, a Semana do Meio Ambiente com a participação de alunos das escolas municipais e estaduais. O evento conta com parceria do Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, Secretaria Municipal de Educação e o patrocínio é da Caixa Econômica Federal.
A Semana do Meio Ambiente começará hoje, segunda-feira, dia 04, com a apresentação do espetáculo “A Cigarra, a Formiga e a Floresta Ameaçada”, da Cia. TremBão de Teatro e Música. Serão exibidas duas sessões no Teatro Lúmine, uma às 8h30 e outra às 14h, para os alunos da rede municipal de ensino, com público estimado de 600 crianças. Após cada sessão, haverá debate com as crianças sobre Meio Ambiente.
A eterna briga entre a cigarra e a formiga serve como ponto de partida para o espetáculo que discute temas como o desmatamento, o atropelamento de animais, os incêndios nas florestas, a caça e a extinção das espécies. O cenário representa uma floresta, construído com reaproveitamento de tecidos, plásticos, garrafas pets, cordas e fios, entre outros.
No dia 05 de junho será feito o plantio de mudas de árvores no Ribeirão Lajeado, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, com a participação dos alunos do CEU Harume Kubota da Silva e Emef Elza Nadai Silvino.
Encerrando as atividades na quarta-feira, dia 06, serão realizadas palestras nas escolas com o objetivo de fortalecer as ações de Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê.
Para o diretor presidente do Daep, Lourival Rodrigues dos Santos, essas ações desenvolvidas na Semana do Meio Ambiente e durante todo o ano têm contribuído para a continuidade da preservação do meio ambiente e a prática do exercício da cidadania. “O evento Semana do Meio Ambiente é de suma importância para que haja uma maior conscientização da comunidade para as questões ambientais. E envolver as crianças nessas ações é fundamental para que no futuro tenhamos uma sociedade consciente, participativa e que proteja o meio ambiente”, concluiu Lourival dos Santos.
Secom – PMP