Quarta-feira, 01 de Maio de 2024
26 SET 2018
Setembro Amarelo: Cras Planalto reúne comunidade em palestra sobre prevenção ao suicídio
A palestra foi ministrada pelo psicólogo Wandyr Zafalon Júnior para refletir e conscientizar sobre o tema

O Centro de Referência de Assistência Social – Cras Planalto promoveu na última sexta-feira (21) uma palestra com o tema “Conversando sobre Suicídio”. Ministrada pelo psicólogo Wandyr Zafalon Júnior, a palestra reuniu mais de 60 pessoas em um alerta sobre a prevenção ao suicídio, em alusão ao Movimento “Setembro Amarelo”.
O encontro foi realizado no anfiteatro do CEU das Artes. Segundo a coordenadora e assistente social do Cras, Kelli Lima Mouro, a iniciativa teve o objetivo de promover uma reflexão e maior conscientização sobre o tema, bem como trazer informações e orientações aos participantes.
“O suicídio é um assunto que muitas pessoas têm dificuldade em abordar. Por isso, decidimos promover esta palestra, com o intuito de informar sobre o problema, quais os sinais de alerta e como buscar ajuda”, afirmou a assistente social.
Participaram da palestra, beneficiários e técnicos do Cras - Planalto, Cras - Eldorado, SOS (Serviço de Obras Sociais), Moveca (Movimento Vestindo a Camisa), e agentes de saúde da Macro IV. Após a palestra, foi servido um café com a colaboração da Padaria Nosso Pão, Padaria Clássica e Supermercado Eldorado, aos quais a Prefeitura agradece pela colaboração.

Campanha
A campanha “Setembro Amarelo” alerta e busca conscientizar a população sobre os fatores de risco para o comportamento suicida e orientar para o tratamento adequado dos transtornos mentais, como a depressão.
O CVV (Centro de Valorização da Vida) oferece apoio emocional e prevenção do suicídio. O atendimento é gratuito para todas as pessoas que querem e precisam conversar. A pessoa estará sob total sigilo por telefone (através do número 188), email e chat 24 horas todos os dias. O atendimento também é feito também pelo site www.cvv.org.br.