Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
28 MAR 2022
Idosos a partir de 80 anos podem se vacinar contra a Gripe
A Secretaria Municipal de Saúde informa que os idosos com idade a partir de 80 anos já podem se vacinar contra a Influenza. A vacina da gripe está disponível para este público em todas as unidades de saúde (Macros e postinhos), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Basta levar documento pessoal e carteirinha de vacinação.
Penápolis iniciou neste domingo (27/03) a Campanha de Vacinação contra a Influenza para idosos com 80 anos ou mais. Dessa forma, os idosos que foram até a Feira Livre tomar a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 no “Domingão da Vacinação”, também aproveitaram para tomar a vacina contra a gripe.
Vale ressaltar que para este público (80+), não é mais preciso que haja um intervalo entre a dose da vacina contra a influenza e a dose contra a covid-19, como ocorria anteriormente. As duas vacinas podem ser administradas ao mesmo tempo.

Complicações
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e podem levar ao óbito. Por isso, a vacina contra a gripe é importante para reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.
A vacinação contra a influenza permitirá, ao longo de 2022, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e óbitos, minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da Covid-19, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Trivalente
Vale lembrar que a vacina contra a influenza é trivalente, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, responsável pela epidemia de gripe fora de época que atingiu os estados de São Paulo, Rio de Janeiro entre outros, no final de 2021 e início de 2022.
O Governo do Estado de São Paulo já divulgou o calendário de vacinação contra a gripe para os demais grupos prioritários. Confira:

27 de março – Idosos a partir de 80 anos;
4 de abril – Idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde;
2 de maio – Crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas;
9 de maio – Indígenas, quilombolas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades;
16 de maio – Forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.