A partir do próximo semestre, os alunos da rede municipal de ensino terão mais uma oportunidade de estudo e aprendizagem: o Programa “Supera +”, que tem por objetivo oferecer uma recuperação intensiva aos alunos que necessitarem.
A princípio, o programa irá atender os alunos do 3º ao 5º Ano de todas as 10 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), que apresentam alguma defasagem em relação à aprendizagem e conteúdo. Esses alunos terão uma atenção especial, com aulas e atividades individualizadas e/ou em pequenos grupos, com orientação de professores contratados especificamente para o programa.
A secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, comenta que esse programa é importante para recuperar a aprendizagem do aluno em questões pedagógicas, para que todas as crianças da rede tenham uma educação de qualidade e condições de equidade dentro da sala de aula.
Para o prefeito Caique Rossi, o Programa “Supera +” possibilitará que aquele aluno com maior defasagem possa ser auxiliado de forma especial, com foco em sua dificuldade e então, consiga aprender melhor e acompanhar os demais colegas. “Além de oferecer uma atenção especial aos alunos, esse programa também visa apoiar os professores, valorizando o trabalho da categoria”, acrescentou o prefeito.
Inicialmente o programa “Supera +” irá contemplar aproximadamente 450 alunos e para isso, a Secretaria de Educação fará a contratação temporária de 15 professores que atuarão nas escolas municipais.
Pandemia
Segundo explicou a coordenadora pedagógica geral do Ensino Fundamental, Evelyn Lemes Serafim Friolli, os alunos que participarão do Programa “Supera +” serão indicados pelos professores, com base nos resultados das avaliações bimestrais.
“Serão contemplados os alunos que apresentarem maior defasagem em relação ao conteúdo/aprendizagem. Notamos que essa necessidade ficou muito mais acentuada por conta da pandemia, principalmente no período em que as aulas presenciais foram suspensas e algumas crianças tiveram dificuldades em aprender com as aulas remotas”, comenta a coordenadora.
A princípio, as atividades serão voltadas para Língua Portuguesa e Matemática, conforme necessidade do aluno.
Atendimento
O atendimento a esses alunos dentro do programa “Supera +” poderá acontecer de duas formas: com atendimento individualizado durante o horário de aula ou atendimento no contraturno (em horário oposto ao período de aula). “Cada escola terá a autonomia de escolher a melhor forma para atender a esses alunos, levando-se em conta o perfil da comunidade escolar e a realidade da criança”, explicou a coordenadora Evelyn Serafim.
“Portanto, nosso objetivo é oferecer essa atenção especial a esses alunos, com uma recuperação intensiva, para que eles tenham as mesmas condições de aprendizado e consigam acompanhar o ensino em sala de aula”, concluiu a secretária de Educação, Neira Pinheiro.
Secom – PMP