A Secretaria Municipal de Educação promoveu no último dia 25, uma oficina com o tema “Processo de Avaliação da Aprendizagem no Atendimento Educacional Especializado”, direcionada aos profissionais que atuam junto aos alunos com deficiência.
A oficina foi ministrada pela facilitadora do Senac, Heloisa Cancian Garcia, nas dependências da Sala Cora Coralina e contou com a participação de 25 profissionais da educação, entre coordenadores pedagógicos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, professores do AEE (Atendimento Educacional Especializado) que atendem aos alunos nas Salas de Recursos.
Para a secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, essa formação específica contribui para aprimorar o processo de avaliação dos alunos com deficiência, orientando tanto os professores especializados, quanto os professores do ensino regular.
“A avaliação do Atendimento Educacional Especializado não deve focar apenas no resultado, mas sim acompanhar o desenvolvimento de cada criança durante todo o processo de ensino-aprendizagem”, destacou a secretária.
Durante a oficina, os professores foram orientados sobre as diversas formas de avaliações dinâmicas que podem ser realizadas com as crianças com deficiência durante o processo, como por exemplo: através de diálogos, atividades escritas, desenhos, atividades práticas, jogos, entre outras.
Além disso, todo profissional que atua direta ou indiretamente com a criança com deficiência pode contribuir para o processo de avaliação: professores do AEE, professores do ensino regular, especialistas que atendem essas crianças, familiares e demais envolvidos.
Secom – PMP