02 SET 2023
Projeto Café com Prosa incentiva a participação familiar nas escolas municipais
O encontro busca aproximar os pais do ambiente escolar e fortalecer a relação com seus filhos
A Secretaria Municipal de Educação deu início ao Projeto Café com Prosa, uma ação para incentivar a participação e o envolvimento das famílias no ambiente escolar de seus filhos. Toda sexta-feira em uma unidade escolar a equipe de Secretaria de Educação se reúne com os pais de alunos dos ensinos infantil e fundamental para um café da manhã e um bate papo com os profissionais.
Segundo a secretária de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, o envolvimento e a participação da família no ambiente escolar é um componente importante para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem e para garantir a qualidade de vida da criança, assegurando sua saúde lazer e segurança em casa e na escola.
“A importância da escola na vida de uma criança e de sua família vai muito além do ensino, mesmo que de forma não intencional. A presença da família de forma ativa na educação aumenta consideravelmente o rendimento escolar, pois fortalece o interesse do aluno e eleva a importância da educação em sua vida”, enfatizou a secretária.
As reuniões são coordenadas pela assistente social Paola Caroline Carvalho de Castilho e pelos psicólogos Paula Arantes Rodrigues Lima e Yuri Rodolfo Barbosa Colevati. A cada sexta-feira, a equipe convida pais de alunos para um bate papo e um café da manhã em unidade escolar central dos bairros.
Durante os encontros, são apresentados vídeos que permitem a discussão e reflexão de temas como as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade. Ainda são trabalhadas a autoestima e a responsabilidade de cada aluno enquanto parte integrante da sua família, as relações afetivas entre os alunos e famílias.
Os profissionais também orientam os pais sobre direitos e deveres, tarefas de casa, sexualidade infantil, formação de valores, entre outros assuntos. O objetivo é que essa integração entre a família e a escola contribua para o processo educativo da criança e estimule o seu desenvolvimento.
“A ideia do projeto é fortalecer a autoestima e potencializar as relações afetivas na família. Queremos enfatizar a importância do diálogo dentro do ambiente escolar e familiar e levar as famílias a rever seus valores de forma que adotem atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação”, finalizou a secretária de Educação, Neira Pinheiro.