30 SET 2023
Profissionais da saúde e educação discutem estratégias para programa
Na capacitação foram discutidas as ações do programa, em uma parceria entre a saúde e a educação
Profissionais das secretarias de Saúde e Educação se reuniram na última semana para elaborar estratégias para a execução do Programa Saúde na Escola, projeto do Governo Federal executado nos municípios. Para organizar o programa, foi realizada uma capacitação para os profissionais.
A capacitação foi ministrada pelo enfermeiro da DRS II (Departamento Regional de Saúde de Araçatuba), Adão Rodrigues da Silva. Participaram coordenadores da educação municipal e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo do encontro foi levar aos profissionais detalhes sobre o programa e como desenvolvê-lo na rede municipal de ensino.
Segundo o Governo Federal, o Programa Saúde na Escola visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população. Em Penápolis, o projeto será executado em unidades da educação infantil e do ensino fundamental.
A iniciativa tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
Segundo o secretário de Saúde, o médico Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, o programa buscar levar ações de saúde para os estudantes. “Serão trabalhados diversos temas como uma forma de prevenção e promoção da saúde, aproximando a Educação e Saúde, em busca do desenvolvimento saudável dos alunos”, explicou.
O programa Saúde na Escola abordará diversos temas de saúde pública como ações de combate ao mosquito Aedes aegypti; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos.
A iniciativa também trabalha a prevenção da violência e dos acidentes; identificação dos educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação da situação vacinal; segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade.
Ainda são temas do programa, a promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração e a prevenção à Covid-19.